Do Micro Ao Macro
1.254 marcas inauguraram novas lojas em shoppings no segundo trimestre
Resultado representa alta de 9,7% frente ao mesmo trimestre de 2023. Segmentos de alimentação & bebidas e vestuário tiveram os maiores destaques


Um estudo da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) revelou que 1.254 marcas abriram novas lojas em shoppings no segundo trimestre de 2024.
Esse número representa um aumento de 9,7% em comparação ao mesmo período de 2023.
No segundo trimestre do ano passado, foram registradas 1.143 inaugurações. Isso demonstra um avanço significativo no número de novas lojas em shoppings.
Segmentos que mais cresceram
Entre abril e junho, os setores com maior crescimento em novos estabelecimentos foram Alimentação e Bebidas (26%) e Vestuário (18%).
Além disso, Perfumaria e Cosméticos registrou 7%, enquanto Artigos para o Lar, Decoração e Presentes alcançou 6%.
Outros segmentos com crescimento incluem Calçados (5%), Entretenimento (5%), Serviços Estéticos (4%), Relojoaria e Joalheria (4%), Acessórios (3%), Telefonia (3%), Óticas (2%) e Artigos Esportivos (2%).
Principais marcas em destaque
Entre as marcas que mais abriram unidades, destacam-se: Natura (Perfumaria e Cosméticos), Vivara / Life by Vivara (Relojoaria e Joalheria) e Fini.
Marcas como Milky Moo, Box Mania, MBOX, Bagaggio, Gelato Borelli, Ice Cream Roll e Touti Cosmetics também apareceram no ranking das maiores inaugurações no período.
Marcas estreantes do trimestre
Além das líderes, algumas marcas que iniciaram suas operações em shoppings no trimestre ganharam destaque. Entre elas, Casa Bauducco e Crepefy, ambas no setor de Alimentação e Bebidas.
Também se destacaram Gigante da Colina (Artigos Esportivos), GrandVision by Fototica e Qóculos (Óticas).
Alimentação e bebidas lideram inaugurações
O segmento de Alimentação e Bebidas foi o que mais abriu lojas em shoppings, com 319 novas marcas. Entre as mais proeminentes estão Fini, Milky Moo, Gelato Borelli, Ice Cream Roll e Oakberry Açaí.
Quatro dessas marcas aparecem entre as dez maiores inaugurações no trimestre, confirmando o bom desempenho do setor.
Vestuário em segundo lugar
O setor de Vestuário ficou em segundo lugar, representando 18% das novas lojas abertas em shoppings. Foram identificadas 229 marcas novas no período.
Marcas como Loungerie, Youcom, Hering e Carter’s se destacaram dentro do segmento de vestuário.
Natura mantém liderança
No setor de Perfumaria e Cosméticos, a Natura continua como a marca com mais inaugurações. A empresa ocupa essa posição de destaque de forma consecutiva desde o segundo trimestre de 2022.
Glauco Humai, presidente da Abrasce, comentou que o setor de shopping centers atingiu 1.254 inaugurações e 95,1% de ocupação no segundo trimestre de 2024.
Além disso, o fluxo de visitantes cresceu 2,2%. Os shoppings vêm se consolidando como centros de convivência, lazer e serviços, o que atrai novas marcas em busca de diferenciação no mercado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.