Cursos

Por que jornalistas, acadêmicos e líderes comunitários PRECISAM entender o movimento evangélico?

Curso “Brasis Evangélicos” analisa o protagonismo evangélico no Brasil, abordando política, cultura e sociedade. Aula inaugural em 9/10.

Por que jornalistas, acadêmicos e líderes comunitários PRECISAM entender o movimento evangélico?
Por que jornalistas, acadêmicos e líderes comunitários PRECISAM entender o movimento evangélico?
Apoie Siga-nos no

O movimento evangélico no Brasil, hoje com mais de 65 milhões de adeptos, é uma força que vai além da religião. Seu impacto se faz sentir nas esferas política, cultural e social, e entender suas dinâmicas é crucial para quem trabalha na mídia, no meio acadêmico ou diretamente com as comunidades. Jornalistas precisam saber reportar o tema de forma precisa e livre de estereótipos; acadêmicos têm o desafio de interpretar o impacto desse fenômeno na sociedade; e líderes comunitários precisam compreender as influências desse grupo em suas próprias bases. É uma tarefa fundamental para promover diálogos informados e combater a intolerância.

Pensando nessa necessidade, CartaCapital, em parceria com o Instituto de Estudos da Religião (ISER), lança o curso “Brasis Evangélicos”, que oferece uma análise crítica e profunda sobre o crescente protagonismo evangélico no Brasil. Com uma aula pública especial no dia 9 de outubro, esta é uma oportunidade única para jornalistas, acadêmicos, líderes religiosos e outros interessados em entender o papel das igrejas evangélicas no cenário brasileiro.

O curso “Brasis Evangélicos” tem como objetivo proporcionar uma compreensão ampla do mosaico religioso brasileiro, destacando o papel das religiões na vida cotidiana e a trajetória histórica dos evangélicos no país desde o século 16. Ele explora a pluralidade desse segmento, suas diferentes ramificações e as teologias que moldam as práticas das igrejas, além de analisar a participação política dos evangélicos tanto no campo institucional quanto nos debates públicos. O curso também visa superar equívocos e preconceitos, promovendo uma abordagem informada e equilibrada sobre o tema.

Conheça os professores:

  • Livia Reis: cientista social, antropóloga e coordenadora do Núcleo de Religião e Política do ISER, com vasta experiência em pesquisas sobre religião e política.
  • Clemir Fernandes: doutor em Sociologia (UERJ), com graduação em Teologia. Pesquisador no ISER há mais de 20 anos e especialista na relação entre religião e espaço público.
  • Magali Cunha: doutora em Ciências da Comunicação, com pesquisas focadas na interseção entre religião e política, além de experiência jornalística na cobertura do tema.

Não perca a oportunidade de participar da aula inaugural gratuita no dia 9 de outubro! Participe e amplie sua compreensão sobre um dos movimentos mais influentes da atualidade no Brasil.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo