Cursos

’60 Anos de Golpes’: um convite à reflexão e à ação democrática

O curso recém-lançado por CartaCapital explora autoritarismo brasileiro desde 1964. Quatro módulos abordam ditadura, luta armada, anistia e a atualidade. Adquira para compreender e agir!

’60 Anos de Golpes’: um convite à reflexão e à ação democrática
’60 Anos de Golpes’: um convite à reflexão e à ação democrática
Apoie Siga-nos no

Na última sexta-feira, dia 3, CartaCapital lançou o curso 60 Anos de Golpes, em uma live estrelada pelos professores Pedro Serrano, Luis Felipe Miguel e Rodolfo Machado.

Do golpe de 1964 até a intentona bolsonarista de 2022, o curso oferece uma jornada histórica pelo autoritarismo brasileiro. 60 Anos de Golpes não oferece apenas conhecimento. É também um convite para desvendar e enfrentar os fantasmas do passado, com os olhos abertos para construir um futuro mais democrático e justo.

O cronograma das aulas aborda os diversos aspectos do fenômeno, e é dividido em quatro módulos:

  • Módulo 1: Ditadura e Ideologia
    Neste módulo introdutório, serão explorados temas cruciais como o papel do direito na ditadura, analisando o Estado dual e a atuação de juristas de exceção. Além disso, será examinado o binômio segurança nacional e desenvolvimento, e a evolução da mídia desde o apoio ao golpe até os desafios da reconversão democrática.
  • Módulo 2: Luta Armada e Repressão
    Aqui, mergulharemos na história da esquerda brasileira, desde sua luta sindical até a derrota armada. Serão destacadas as violações aos direitos humanos durante o período da ditadura e a responsabilidade das empresas na violação desses direitos.
  • Módulo 3: Anistia e Justiça de Transição
    Este módulo aborda a questão da anistia e a autorreforma da ditadura, além de refletir sobre o direito sufocado à memória e à verdade. Também será analisado o retorno dos militares à política e a política dos militares após a transição democrática.
  • Módulo 4: Do Lawfare Lavajatista à Intentona Bolsonarista
    Finalmente, exploraremos os conceitos de golpes de Estado e estado de exceção na teoria constitucional. Serão abordadas as novas manifestações do fascismo e da extrema-direita, encerrando com a provocativa questão: todos os golpes se parecem?

Para garantir sua participação, clique ou toque aqui para adquirir o curso. Juntos, podemos desvendar o passado para construir um futuro melhor.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo