Cultura
Veteranos em ação
Festival 4 + 1, que acontece no Rio de Janeiro, destaca diretores como Werner Herzog, Frederick Wiseman e Chantal Akerman


Festival 4 + 1
Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro
Werner Herzog foi um homem da ficção, mas tem se deixado levar por questionamentos pessoais e preferido o documentário. “Esse registro é um campo aberto que me permite aprofundar num assunto e procurar entender questões complexas”, disse em fevereiro durante o Festival de Berlim. Herzog se referia, mais precisamente, a tema espinhoso para um alemão, como ele mesmo reconhece, a pena de morte. A discussão vinha em referência a seus dois projetos sobre prisioneiros sentenciados à pena capital. Um deles, Into the Abyss, ou Ao Abismo, integra a seleção de dez títulos do cineasta, a maioria documentários, do Festival 4 + 1, que acontece entre quarta 21 e dia 25 no CCBB do Rio de Janeiro. Herzog comparece na quinta 22 para uma aula magna.
É uma mostra com força na produção independente, mas que nem por isso se foca nos realizadores jovens. Além de Herzog, está escalado um veterano do documentário, o americano Frederick Wiseman, que apresenta sua visita ao mítico cabaré parisiense Crazy Horse.
Numa mão contrária, a belga Chantal Akerman, consumada documentarista, prefere a ficção em La Folie Almayer, e faz uma impactante revisão da obra de Joseph Conrad. Ficcional, também, é o caminho do chileno José Luis Torres Leiva, em Verano, sobre jovens e suas descobertas de verão. Nome já revelado em festivais como Veneza, o mexicano Rodrigo Plá merece ser consolidado por La Demora. Esses e mais dez filmes, incluindo o fim do mundo por Abel Ferrara em 4:44 Last Day on Earth, podem ser vistos por demanda neste site.
Festival 4 + 1
Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro
Werner Herzog foi um homem da ficção, mas tem se deixado levar por questionamentos pessoais e preferido o documentário. “Esse registro é um campo aberto que me permite aprofundar num assunto e procurar entender questões complexas”, disse em fevereiro durante o Festival de Berlim. Herzog se referia, mais precisamente, a tema espinhoso para um alemão, como ele mesmo reconhece, a pena de morte. A discussão vinha em referência a seus dois projetos sobre prisioneiros sentenciados à pena capital. Um deles, Into the Abyss, ou Ao Abismo, integra a seleção de dez títulos do cineasta, a maioria documentários, do Festival 4 + 1, que acontece entre quarta 21 e dia 25 no CCBB do Rio de Janeiro. Herzog comparece na quinta 22 para uma aula magna.
É uma mostra com força na produção independente, mas que nem por isso se foca nos realizadores jovens. Além de Herzog, está escalado um veterano do documentário, o americano Frederick Wiseman, que apresenta sua visita ao mítico cabaré parisiense Crazy Horse.
Numa mão contrária, a belga Chantal Akerman, consumada documentarista, prefere a ficção em La Folie Almayer, e faz uma impactante revisão da obra de Joseph Conrad. Ficcional, também, é o caminho do chileno José Luis Torres Leiva, em Verano, sobre jovens e suas descobertas de verão. Nome já revelado em festivais como Veneza, o mexicano Rodrigo Plá merece ser consolidado por La Demora. Esses e mais dez filmes, incluindo o fim do mundo por Abel Ferrara em 4:44 Last Day on Earth, podem ser vistos por demanda neste site.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.