Cultura

Regina Duarte apaga post de apoio com fotos de artistas após críticas

A nova secretária especial de Cultura fez uma montagem com fotos de colegas da classe artística, mas a publicação gerou desconforto

Jair Bolsonaro e Regina Duarte no Palácio do Planalto Foto: Marcos Corrêa/PR
Apoie Siga-nos no

Não pegou bem a publicação da atriz e atual secretária especial da Cultura do governo federal, Regina Duarte, com fotos de colegas da classe artística que teriam declarado apoio ao ingresso da artista na função. Na sexta-feira 31, Regina reuniu fotos de nomes como Maitê Proença, Carlos Vereza, Glória Perez e Ary Fontoura, entre outros, e postou a montagem em seu Instagram.

O post recebeu uma primeira edição após reclamação da atriz Carolina Ferraz, a primeira a se manifestar pedindo para ter a foto retirada da montagem. Por áudio, a atriz disse que não queria ser “usada como alguém que está ali no seu Instagram, porque dá a entender que eu apoio o governo Bolsonaro e eu não apoio. Eu nunca aprovei e nunca compactuei com esse governo e inclusive não votei no Bolsonaro”, disse a atriz. No lugar de Carolina, entrou uma foto de Rosamaria Murtinho.

Mas depois de outra colega reclamar do uso da imagem, Regina apagou a publicação neste sábado 1. “Com 1.143.000 impressões, vou tirar o post com artistas porque agora é Maitê pedindo para sair”, escreveu, se referindo a Maitê Proença. “Meu desejo de pacificar, de unificar a classe artística já mostra que a resistência ideológica vai bater forte e tentar impedir que a polarização reinante possa ser vencida”, continuou.

Post de Regina justificando a retirada do conteúdo do ar (Reprodução)

Os artistas demonstraram desconforto com o fato de terem sua imagem associada ao governo Bolsonaro. “Eu também não gostei de ter sido usada em uma montagem que dá a entender o apoio a um governo que não aprovo. Que fique claro. Não aprovo este governo mas apoiarei até a morte o direito de quem pensa diferente de mim”, apontou Maitê Proença.

O ator Luiz Fernando Guimarães e a atriz Carla Daniel também se manifestaram. “Houve um mal-entendido quando a parabenizei pelo novo projeto, pois conheço sua garra e confio que fará um belo trabalho. Porém, não apoio e nem concordo com o governo atual”, escreveu Luiz Fernando. “Apoiei a sua coragem e o seu amor à cultura. Não compactuo com esse governo e nem o anterior. Torço pela sua gestão”, postou Carla.

Após um período de “noivado”, Regina Duarte aceitou o convite de Jair Bolsonaro para assumir a Secretaria Especial da Cultura na quarta-feira 29. Ela assume o cargo no lugar de Roberto Alvim, demitido após ter feito um vídeo com falas nazistas associadas a Joseph Goebbels, ministro de Adolf Hitler.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo