Rastros escritos da história

Pedaços de papel assinados por Michelangelo, Napoleão Bonaparte, Albert Einstein e Angela Davis podem ser vistos pelo público em São Paulo

Acervo. Acima, um cartão postal escrito por Einstein em sua passagem pelo Brasil. À esq., um dos montadores da exposição recupera um dos mais de 170 itens pertencentes à coleção privada - Imagem: Coleção de Pedro Corrêa do Lago

Apoie Siga-nos no

Um desenho com as medidas de um bloco de mármore pode ser algo trivial, assim como rabiscos feitos durante uma reunião tediosa, um cartão-postal enviado durante uma viagem ao Brasil ou uma foto assinada. A perspectiva muda, no entanto, quando os responsáveis por esses ­pedaços de papel são nomes como ­Michelangelo, Napoleão Bonaparte, ­Albert Einstein e Angela Davis.

Esses e outros 176 documentos, marcados com a caligrafia de personalidades das artes, da política, da ciência e do entretenimento, estão agora ao alcance dos olhos na exposição A Magia do Manuscrito – Coleção de Pedro Corrêa do Lago, que foi aberta na quarta-feira 28 e fica em cartaz no Sesc Avenida Paulista, em São Paulo.

Leia essa matéria gratuitamente

Tenha acesso a conteúdos exclusivos, faça parte da newsletter gratuita de CartaCapital, salve suas matérias e artigos favoritos para ler quando quiser e leia esta matéria na integra. Cadastre-se!

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.