Cultura

Peça online inédita faz paralelo da ‘Era Collor’ com os dias atuais

De Bar em Bar, com texto de Rogério Corrêa, será apresentada no Youtube em quatro sessões a partir de 14 de março

Foto: Divulgação
Apoie Siga-nos no

A primeira eleição direta para presidente, em 1989, pós-regime militar, foi de rápida euforia para decepção com Fernando Collor de Mello. Era o começo da Nova República, que chega aos dias atuais trôpega.

A peça De Bar em Bar, que estreia no YouTube no dia 14 de março, com texto de Rogério Corrêa e direção de Isaac Bernat, apresenta quatro personagens revivendo esse período conturbado.

O tom da peça é de crítica, humor e ironia, e traça um paralelo aos tempos atuais. O elenco é composto por Letícia Isnard, Léo Wainer, Angela Rebello e Thadeu Matos.

“Não há uma comparação explícita com os dias de hoje. Mas a peça aborda um período bastante semelhante: um político da periferia do Congresso (Collor) que é eleito com um discurso de combate à corrupção, se vendendo como a salvação da pátria e resulta num governo desastroso”, conta Rogério. “Esses são os paralelos que o público deve reconhecer”.

Os quatro personagens – um michê de sauna, uma dona de casa de classe média, um empresário e uma cantora de axé – relembram, por meio de monólogos alternados (os personagens não dialogam entre si), a “Era Collor” e sua influência em suas vidas. “Porém, a edição entrelaça os relatos dando um ritmo interessante à narrativa”, afirma o autor.

A tragicomédia online terá apresentação, além de 14 de março, nos dias 15, 21 e 22 de março, sempre no mesmo horário, às 20h. O acesso pelo Youtube é: De?feature=oembed" frameborder="0" allowfullscreen> Bar em bar Teatro Online.

Rogério Corrêa destaca também a forma com que a peça se realizará, em formato virtual de um trabalho cênico. “Temos um hibridismo de linguagens. É um lugar novo que não é teatro nem cinema. O hibridismo de linguagem seria essa mistura entre artes cênicas e ambiente virtual usando recursos do teatro e do audiovisual”, destaca Rogério.

Cada apresentação tem duração de 40 minutos, com tradução em libras. Após os espetáculos dos dias 14 e 21, haverá um bate-papo com convidados: Rogério Corrêa conversa no dia 14 com o professor, ator, comediante, youtuber drag queen Guilherme Terreri/Rita Von Hunty; e, no dia 21, o diretor de imagens da peça, Thiago Sacramento, bate um papo com a dramaturga Marcia Zanelatto.

O projeto oferece ainda ao público três oficinas online e gratuitas de dramaturgia com Rogério Corrêa, nos dias 16, 19 e 24 de março, às 17h, pelo aplicativo Zoom. O autor irá explorar algumas alternativas de subversão da estrutura narrativa dramática clássica. Cada aula terá cerca de 90 minutos, e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo