Peça online de coletivo da periferia de SP trata de temas do universo LGBT

Espetáculo Periferida, do grupo Acuenda, tem apresentação virtual de 2 a 18 de abril, discutindo orientação sexual e identidade de gênero

Foto: Divulgação

Apoie Siga-nos no

O Coletivo Acuenda, criado em 2014 e formado por jovens artistas moradores do Jardim Romano, no extremo leste de São Paulo, apresenta em formato virtual, a partir desta sexta-feira 2 até o dia 18 de abril, o espetáculo teatral Periferida.

A peça conta duas narrativas em paralelo, ambientada na periferia. Uma é de um menino gay que, na adolescência, torna-se drag queen. A outra, de uma menina trans que, ao nascer, é registrada com o gênero masculino, mas se enxerga no gênero feminino. Periferida é o local onde ambos personagens crescem.

“A importância do espetáculo é construir no imaginário popular do nosso público As diferenças que existem nos mundos LGBTs”, afirma o diretor Juão Nyn. “As semelhanças podem nos unir e as diferenças também, e elas precisam ser respeitadas. Arte pode ser vida, vida pode ser arte, mas tem que saber distinguir”.

De acordo com a sinopse, “o espetáculo lida com os temas da orientação sexual e identidade de gênero e, sobretudo, esclarece as diferenças entre estes termos. A partir da história de uma drag e uma travesti, suas diferenças são evidenciadas”.

O texto da peça é da dramaturga potiguar Ramilla Souza. O espetáculo teve estreia em São Paulo, em fevereiro de 2017, no formato presencial.

Agora, no formato virtual, Periferida terá temporada online. Nos dias 2 e 3 de abril, às 20h, e no dia 4, às 19h, será exibida no canal do Youtube?feature=oembed" frameborder="0" allowfullscreen> do Coletivo Acuenda. No dia 8, às 20h, na página do Facebook do Movimento Cultural Ermelino Matarazzo.


Já no dia 9 de abril, às 20h, a apresentação poderá ser vista no Facebook da Cooperativa dos Artistas. No dia 10, às 20h, é a vez da exibição ocorrer no Facebook do Centro Cultura Penha.

Por fim, nos dias 16, 17 (às 20h) e 18 (às 19h) de abril, a peça Periferida terá apresentação na página do Facebook do Teatro Flávio Império.

O elenco do Coletivo Acuenda no espetáculo é formado por Bruno Fuziwara, Paulo Oliveira, Clay Dalim e Felipe Barbosa Gonçalves. Atrizes Convidadas: Alícia dos Anjos, Giovana Lima, Lindsay Lohanne Lopez e Maria Gabriela Almeida.

O trabalho teatral foi contemplado pela 4ª Edição do Programa de Fomento à Cultura da Periferia da Cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura.

A classificação indicativa é 16 anos. O espetáculo tem duração de 1h25min.

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.