Cultura

Peça online de coletivo da periferia de SP trata de temas do universo LGBT

Espetáculo Periferida, do grupo Acuenda, tem apresentação virtual de 2 a 18 de abril, discutindo orientação sexual e identidade de gênero

Peça online de coletivo da periferia de SP trata de temas do universo LGBT
Peça online de coletivo da periferia de SP trata de temas do universo LGBT
Foto: Divulgação
Apoie Siga-nos no

O Coletivo Acuenda, criado em 2014 e formado por jovens artistas moradores do Jardim Romano, no extremo leste de São Paulo, apresenta em formato virtual, a partir desta sexta-feira 2 até o dia 18 de abril, o espetáculo teatral Periferida.

A peça conta duas narrativas em paralelo, ambientada na periferia. Uma é de um menino gay que, na adolescência, torna-se drag queen. A outra, de uma menina trans que, ao nascer, é registrada com o gênero masculino, mas se enxerga no gênero feminino. Periferida é o local onde ambos personagens crescem.

“A importância do espetáculo é construir no imaginário popular do nosso público As diferenças que existem nos mundos LGBTs”, afirma o diretor Juão Nyn. “As semelhanças podem nos unir e as diferenças também, e elas precisam ser respeitadas. Arte pode ser vida, vida pode ser arte, mas tem que saber distinguir”.

De acordo com a sinopse, “o espetáculo lida com os temas da orientação sexual e identidade de gênero e, sobretudo, esclarece as diferenças entre estes termos. A partir da história de uma drag e uma travesti, suas diferenças são evidenciadas”.

O texto da peça é da dramaturga potiguar Ramilla Souza. O espetáculo teve estreia em São Paulo, em fevereiro de 2017, no formato presencial.

Agora, no formato virtual, Periferida terá temporada online. Nos dias 2 e 3 de abril, às 20h, e no dia 4, às 19h, será exibida no canal do Youtube do Coletivo Acuenda. No dia 8, às 20h, na página do Facebook do Movimento Cultural Ermelino Matarazzo.

Já no dia 9 de abril, às 20h, a apresentação poderá ser vista no Facebook da Cooperativa dos Artistas. No dia 10, às 20h, é a vez da exibição ocorrer no Facebook do Centro Cultura Penha.

Por fim, nos dias 16, 17 (às 20h) e 18 (às 19h) de abril, a peça Periferida terá apresentação na página do Facebook do Teatro Flávio Império.

O elenco do Coletivo Acuenda no espetáculo é formado por Bruno Fuziwara, Paulo Oliveira, Clay Dalim e Felipe Barbosa Gonçalves. Atrizes Convidadas: Alícia dos Anjos, Giovana Lima, Lindsay Lohanne Lopez e Maria Gabriela Almeida.

O trabalho teatral foi contemplado pela 4ª Edição do Programa de Fomento à Cultura da Periferia da Cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Cultura.

A classificação indicativa é 16 anos. O espetáculo tem duração de 1h25min.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo