Cultura

assine e leia

Outras formas possíveis de vida

Em um novo conjunto de textos, David Harvey vincula seus estudos à experiência concreta das lutas contra a espoliação espalhadas pelo mundo

Para o geógrafo de origem britânica, o neoliberalismo, embora muito vivo, enfrenta uma crise de legitimidade – Imagem: Redes sociais
Apoie Siga-nos no

David Harvey é um dos principais intelectuais marxistas em atividade. Poucos foram os que, como ele, avançaram tanto na compreensão das especificidades do capitalismo contemporâneo. Em conjunto, seus trabalhos sobre a “condição pós-moderna”, o “novo imperialismo” ou o neoliberalismo constituem uma das mais convincentes atualizações da crítica marxista ao mundo regido pela lógica destrutiva do capital.

Embora tais estudos revelem um panorama sombrio, marcado pela proliferação de formas de “espoliação” dos seres humanos e da natureza não muito diferentes daquelas da época da “acumulação primitiva”, descrita por Marx, ­Harvey não se deixa levar pela resignação. É o que se pode ver em Crônicas Anticapitalistas: Um Guia para a Luta de Classes no Século XXI, disponível nas livrarias brasileiras a partir da semana que vem.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo