Morre Moraes Moreira, cantor e um dos fundadores do Novos Baianos

Icônico cantor e compositor baiano faleceu aos 72 anos em sua casa no Rio de Janeiro

(Foto: Divulgação)

Apoie Siga-nos no

Morreu nesta segunda-feira 13, aos 72 anos, o cantor e compositor Moraes Moreira, um dos fundadores do grupo Novos Baianos. O cantor morreu em sua casa no Rio de Janeiro e, segundo a assessoria de imprensa, teve óbito confirmado por conta de um infarto fulminante no miocárdio por volta das 6h.

As informações sobre o velório e enterro não serão divulgadas pela família para evitar aglomerações, seguindo orientações dos órgãos de saúde em decorrência da pandemia de coronavírus.

Moraes Moreira nasceu na cidade de Ituaçu, na Bahia, e começou sua carreira na música tocando sanfona aos 12 anos de idade. Foi com a formação do grupo Novos Baianos, no entanto, que Moreira ficou nacionalmente conhecido em conjunto com Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão. Com o grupo, Moreira compôs o álbum Acabou Chorare, lançado em 1972, que foi considerado pela revista Rolling Stones como o melhor álbum da música brasileira.

Com o fim do Novos Baianos em 1975, o cantor saiu em carreira solo e, até então, já havia lançado mais de 20 discos.  Um dos grandes marcos do cantor foi o de ter sido o primeiro artista a cantar em um trio elétrico de carnaval, em conjunto com o Trio Elétrico Armandinho, Dodô & Osmar.

Em sua última publicação no Instagram, Moreira afirmou que estava “tocando e escrevendo sem parar” por conta da quarentena, e publicou um um curto cordel sobre o tema. Nele, o músico escreve: O que vale é o ser humano / E sua dignidade / Vivemos num mundo insano / Queremos mais liberdade, / Pra que tudo isso mude / Certeza, ninguém se ilude / Não tem tempo, nem idade”.


 

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.