Sempre que perguntam para Stevie Wonder qual a melhor recordação da sua primeira visita ao Brasil, no início dos anos 1970, o astro norte-americano entoa alegremente Você Abusou, de Antônio Carlos & Jocafi (Você abusou, tirou partido de mim, abusou…). Faixa de Mudei de Ideia, disco de 1971 que marcou a estreia da dupla baiana, a canção ganharia, ao longo do tempo, cerca de 200 regravações. Teve versões em vozes tão distintas quanto as da cubana Celia Cruz, dos sambistas Jorge Aragão e Diogo Nogueira, e da jazzista Ella Fitzgerald, que a colocou num medley com outras músicas brasileiras.
A canção, ao mesmo tempo que lhes deu fama, acabou por reduzi-los. “Nos transformaram em sambistas, algo que nunca fomos”, diz Antônio Carlos. O desabafo não é sinal de mágoa, mas simples constatação. O mesmo álbum que traz Você Abusou tem, além de outros dois sambas, canções influenciadas pela música negra americana, tropicália, rock e ritmos afro-brasileiros. “As rádios preferiam os sambas às nossas misturas musicais”, diz Jocafi. Hoje em dia, são exatamente os amálgamas rítmicos que estão conectando os baianos com uma nova geração de instrumentistas e cantores.
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