Cultura
Lula exalta ‘gigantes’ do cinema brasileiro premiados em Cannes
Longa “O Agente Secreto” venceu prêmios de melhor ator e melhor direção
O presidente Lula (PT) saudou neste sábado 24 os “gigantes” do cinema brasileiro Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura, premiados como melhor diretor e melhor ator, respectivamente, no Festival de Cannes pelo longa-metragem “O Agente Secreto”.
“Hoje é dia […] de curtir a felicidade de viver em um país que tem gigantes do porte de @kmendoncafilho [Kleber Mendonça Filho] e Wagner Moura”, escreveu Lula na rede social X.
“O cinema de nosso país não deve nada para ninguém” e “seguiremos encantando os públicos e os críticos ao redor do planeta”, acrescentou o presidente.
Moura, de 48 anos, obteve neste domingo o prêmio de melhor interpretação masculina por seu papel como um professor que retorna ao Recife para se reunir com o filho durante a ditadura militar (1965-1984).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



