Cultura
Juca Kfouri e Washington Olivetto falam sobre Sócrates
O bate-papo sobre o livro “Sócrates, Brasileiro” acontece na sexta-feira 17, a partir das 19 horas, na Fnac Paulista, em São Paulo. Acompanhe ao vivo aqui no site
O jornalista o Juca Kfouri e o publicitário Washington Olivetto estarão na livraria Fnac Paulista na sexta-feira 17, a partir das 19 horas. Os dois profissionais foram convidados pela Editora Confiança (que edita CartaCapital) e pela Fnac para um bate-papo sobre o livro Sócrates, Brasileiro. para quem não puder ir, o evento será transmitido ao vivo aqui no site de CartaCapital.
O livro reúne crônicas do médico e jogador de futebol Sócrates publicadas em Carta Capital e foi lançado em dezembro passado pela editora Confiança, que edita a revista.
A publicação conta com oito capítulos, compostos por 87 textos de Sócrates escritos para a revista por mais de dez anos, além de uma entrevista.
O Doutor Sócrates escreveu seu primeiro artigo para a revista em 2001, quando a publicação passou de quinzenal a semanal. Em suas crônicas exprimiu regularmente suas ideias e posições que, desde o primeiro texto, ocuparam um espaço único na revista.
Nos textos, Sócrates falava sobre futebol, mas não deixava de tratar outros temas e questões políticas que permeiam o esporte, sempre com seu estilo próprio de escrita.
“Doutor Sócrates sempre disse que futebol se joga com a cabeça. A reunião de seus textos neste livro revela outra de suas habilidades: a de escrever como se tocasse de calcanhar”, afirma Juca Kfouri.
O publicitário Washington Olivetto, fã confesso do futebol e da figura humana chamada Sócrates, tem opinião semelhante: “Diziam que o forte dele era de calcanhar. O livro é a prova de que de cabeça e de letra ele também era ótimo”.
Segundo Mino Carta, diretor de redação da CartaCapital, Sócrates se foi muito antes do tempo, mas soube viver a vida e de vários pontos de vista. “Há tempos o conheci, por dez anos privei com ele na sua qualidade de colunista de CartaCapital e nunca duvidei da nitidez dos seus propósitos e dos seus ideais”.
No dia 18 de junho, também ás 19 horas, um novo evento nos mesmos moldes irá discutir o livro na Fnac da Barra, no Rio de Janeiro. Na ocasião estarão presentes o jornalista Xico Sá e o ex-jogador Afonsinho.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.