Cultura

Igrejas fazem carnaval com louvor e batucada: conheça o evangelismo

Período de folia terá sambas-enredo dedicados à adoração – e tentativas de atrair novos fiéis

Igreja Bola de Neve comemorará seus 20 anos durante evangelismo no carnaval. Foto: Bateria Bola de Neve
Igreja Bola de Neve comemorará seus 20 anos durante evangelismo no carnaval. Foto: Bateria Bola de Neve

As igrejas evangélicas não ficarão de fora do carnaval em 2020. Com programações em diferentes estados do Brasil, templos prometem louvores e batucadas em blocos que ganham um nome específico: evangelismo. Não é uma novidade. No Rio de Janeiro, por exemplo, eventos evangélicos no carnaval já reúnem milhares de religiosos que manifestam sua fé pelas ruas da cidade.

CartaCapital reuniu, a seguir, alguns blocos em locais distintos do País para mostrar a cena das igrejas evangélicas durante a folia. 

Quebrada Abençoada

A Igreja Bola de Neve divulgou programações em São Paulo e no Rio de Janeiro. Na capital paulista, a Quebrada Abençoada ocorre no sábado 22, às 11 horas.

Entre as atrações, estão o DJ PV, a pastora Denise Seixas, a Batucada Abençoada e a Batucada do Amanhã, essa última com 150 crianças. O evangelismo percorre a Avenida Brigadeiro Faria Lima, na altura de 4150 a 4500, zona oeste de São Paulo. 

No Rio de Janeiro, a igreja reúne a Batucada Abençoada no bairro de Copacabana, na zona sul carioca, no posto 6. O evento está marcado para a segunda-feira 24, a partir das 8 horas. 

Vamos anunciar um amorque lança fora o medo e a dorTransforma o nosso interiorTraz a aquarela ao que não tem mais corFomos feitos para esse amorchega de puniçãoabra seu coraçãoVem viver essa verdadeira alegriaque não precisa ser escondida numa fantasiaMas pode ser vivida todo dia. BATUCA RIO🎊🎉🎼🥁🎨24 de FevereiroPosto 6 (Forte de Copacabana)Concentração à partir das 08h.

Posted by Bola de Neve Rio on Friday, February 14, 2020

O enredo deste ano comemora os 20 anos da Igreja Bola de Neve Brasil. A letra conta uma história de tristezas, alegrias e vitórias, em que não se perde a fé e a esperança em Jesus Cristo. A música já está disponível na plataforma de streaming Spotify.

“Lá no alto do morro, ao som da Batucada, a palavra de Deus será sempre levada. Lá no alto do morro, ao som dessa levada, Deus torna esta Quebrada Abençoada”, diz o samba.

Fundada em 2006, a Batucada Abençoada se define como um Ministério de Adoradores e Evangelistas que têm como missão falar do amor e do poder de Deus através do samba. A bateria realizou ensaios em diversas cidades do país no decorrer do último ano.

Ministério Rugido do Leão

A Igreja Obreiros de Cristo leva o Ministério Rugido do Leão para as ruas de Recife, no estado de Pernambuco. O ministério estará no Recife Antigo, das 17 horas à meia-noite, na sexta-feira 21, domingo 23, segunda-feira 24 e terça-feira 25.

No sábado 22, eles acompanharão o Galo da Madrugada, principal bloco de Pernambuco, das 7h às 13h.

O ministério sairá às ruas ao som de tambores tocados por 96 percussionistas. Cerca de 380 pessoas devem participar do evangelismo de carnaval. 

Na rede social, a propaganda segue a todo vapor. Vídeos mostram jovens reunidos em louvores a Jesus Cristo, com instrumentos na mão.

Líder do Ministério, o pastor Edison Lacarte afirma que o evangelismo ocorre com o apoio de igrejas parceiras. “A gente faz por amor. Porque a palavra [Bíblia] diz: ide e pregai o evangelho a todos”, diz Lacarte.

Sou Cheio de Amor

Organizado pela Igreja Batista Atitude, o bloco Sou Cheio de Amor nasceu em 2013 e desfila novamente pelas ruas do Rio de Janeiro, em duas datas diferentes.

O primeiro desfile ocorre no sábado 22, às 15h, na Barra da Tijuca, zona oeste carioca. Na segunda-feira 24, o bloco se apresenta em Copacabana, na zona sul, às 11 da manhã.

O evangelismo terá como samba-enredo a música “Sou Jesus, seu Salvador”. A letra canta que a crença em Jesus Cristo é capaz de atrair felicidade e paz. 

“A alegria lhe dou, lhe cubro com minha paz. Nada é impossível para mim, de tudo sou capaz. Sou Jesus, seu Salvador. Vem comigo, eu sou cheio de amor!”, diz um trecho do samba.

A Igreja Batista Atitude recebeu Jair Bolsonaro e a primeira-dama Michelle em um culto realizado em maio de 2019. A esposa do presidente desenvolve projetos sociais com pessoas surdas no templo. 

À época, a igreja escreveu, em sua rede social, que era “um imenso privilégio ter um povo governado por um homem que teme ao Senhor e se coloca diante Dele”. 

Bateria Reação

O pastor e cantor Waguinho, que já fez carreira no pagode, comandará um evangelismo em três dias no Rio de Janeiro, com a bateria Reação. O evento será realizado pela Assembleia de Deus Vitória em Cristo, presidida pelo pastor Silas Malafaia.

A Conferência de Avivamento no Carnaval está marcada para o domingo 23, a segunda-feira 24 e a terça-feira 25, às 20h, na Avenida das Américas, 12.161, no bairro do Recreio. A programação terá a presença da esposa de Waguinho, Fabíola Bastos, da cantora Jozyanne e dos pastores Tiago Brunet e Marcus Salles.

Em sua rede social, Waguinho publicou um vídeo de ensaio da bateria, em que dezenas de pessoas cantam um samba de louvor. Na legenda, o cantor escreveu que o objetivo é atrair novos adoradores.

“Vamos adorar a Deus com muito samba e ganhar almas pra Jesus”, escreveu na publicação.

Para Malafaia, desfilar no carnaval é um “evangelismo estratégico”. Em vídeo publicado em 2019, o pastor aparece ao lado da bateria e afirma que não existe “ritmo de Deus e do diabo”. 

“É para impactar mesmo. A Deus, a glória. Seja útil, faça algo para Deus, pregue o evangelho. Seja do carnaval, seja do Natal, seja da Páscoa, não importa. Use uma estratégia para conquistar vidas para Cristo”, afirmou.

Assine nossa newsletter

Receba conteúdos exclusivos direto na sua caixa de entrada.

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fonte confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!