Cultura

Fernanda Torres faz história no Globo de Ouro e celebra legado de Fernanda Montenegro; assista

Protagonista do filme ‘Ainda Estou Aqui’, de Walter Salles, a atriz é a primeira brasileira a receber premiação

Fernanda Torres faz história no Globo de Ouro e celebra legado de Fernanda Montenegro; assista
Fernanda Torres faz história no Globo de Ouro e celebra legado de Fernanda Montenegro; assista
Fernanda Torres recebeu Globo de Ouro por atuação em 'Ainda Estou Aqui'. Foto: Robyn Beck / AFP
Apoie Siga-nos no

A atriz Fernanda Torres celebrou a histórica vitória do prêmio de melhor atriz em filme de drama no Globo de Ouro 2025, na noite do último domingo 5, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Emocionada, a atriz subiu ao palco da premiação para receber o troféu das mãos da atriz Viola Davis.

Fernanda Torres dedicou o prêmio à mãe, a também atriz Fernanda Montenegro, que foi indicada para a mesma categoria pela sua atuação no filme Central do Brasil, em 1999.

“Eu quero dedicar esse prêmio à minha mãe. Vocês não têm ideia, ela esteve aqui há 25 anos. Isso é uma prova de que a arte perdura na vida, até durante os momentos mais difíceis, como os quais Eunice Paiva passou”, disse a atriz. “Com tantos problemas no mundo de hoje, tanto medo, esse é um filme que nos ajuda a sobreviver em tempos tão desafiadores quanto esses”, destacou Fernanda.

De improviso, Fernanda Torres reconheceu que não preparou um discurso para a vitória na premiação. Em entrevistas anteriores, ela já tinha dito que se sentia satisfeita de antemão pelo reconhecimento pela indicação.

“Meu Deus, eu não preparei nada, porque eu não sei se estava pronta. Foi um ano incrível para os desempenhos das atrizes. Tantas atrizes aqui que eu admiro tanto”, afirmou Fernanda, com o prêmio em mãos.

Fernanda superou atrizes como Kate Winslet, Tilda Swinton, Nicole Kidman e Angelina Jolie, tornando-se a primeira brasileira a receber o Globo de Ouro. 

A atriz arrebatou o prêmio pela sua atuação no filme Ainda Estou Aqui, de Walter Salles. No longa, Fernanda interpreta Eunice Paiva, ex-mulher do ex-deputado Rubens Paiva. A produção narra o desaparecimento de Rubens Paiva por agentes do regime militar brasileiro e as consequências do caso para a família. A obra se baseia no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva.

Fernanda Montenegro comemora

Quem comemorou a vitória dela foi Fernanda Montenegro. Um vídeo publicado nas redes sociais mostra a atriz na sala da sua casa, no Rio de Janeiro, celebrando a premiação.

Na postagem, Montenegro — que também participa de Ainda Estou Aqui — aparece sentada enquanto o nome da sua filha é anunciado. Em seguida, a atriz levanta os braços e comemora a premiação.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo