Cultura

Fernanda Torres volta a fazer história e é indicada ao Oscar de melhor atriz

‘Ainda Estou Aqui’ também foi indicado como melhor filme e se consagra como primeiro título brasileiro a disputar a principal premiação do Oscar

Fernanda Torres volta a fazer história e é indicada ao Oscar de melhor atriz
Fernanda Torres volta a fazer história e é indicada ao Oscar de melhor atriz
Fernanda Torres recebeu Globo de Ouro por atuação em 'Ainda Estou Aqui'. Foto: Robyn Beck / AFP
Apoie Siga-nos no

Vencedora do Globo de Ouro, a atriz Fernanda Torres voltou a fazer história no cinema brasileiro ao ser indicada ao Oscar na categoria de melhor atriz por sua atuação como a personagem Eunice Paiva, no filme Ainda Estou Aqui. O anúncio ocorreu na manhã desta quinta-feira 23. A cerimônia da 97ª edição do Oscar acontece em 2 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Produzido pela Globoplay e dirigido por Walter Salles, Ainda Estou Aqui é o primeiro filme brasileiro a ser indicado na categoria Melhor Filme. Além disso, concorre também pelo troféu de Melhor Filme Internacional.

A indicação de Fernanda Torres acontece 25 anos após a mãe dela, Fernanda Montenegro, concorrer na mesma categoria, em 1999, pelo papel em Central do Brasil, filme também dirigido por Walter Salles que concorreu na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Apesar da expectativa, os prêmios não vieram. Mãe e filha são, agora, as únicas atrizes brasileiras indicadas na categoria.

A brasileira concorre com nomes de peso na categoria, são elas: Cynthia Erivo, por Wicked; Karlaa Sofía Gascón, em Emília Pérez; Mikey Madison, por Anora; e Demi Moore, protagonista de A Substância.

Em um feito inédito para o cinema brasileiro, Fernanda Torres venceu, em 5 de janeiro, o prêmio de melhor atriz de drama no Globo de Ouro 2025. Surpresa com a conquista, a atriz revelou não ter preparado um discurso, já que um artista brasileiro jamais havia conquistado o troféu. Para críticos do cinema, indicações ao Globo de Ouro servem como um ‘termômetro’ do que esperar no Oscar.

Em entrevista à BBC antes da confirmação de que estava na lista do Oscar, Fernanda Torres destaca que, embora fique honrada com a indicação ao Oscar, o Globo de Ouro já é uma conquista inesperada. “No Brasil, é como se tivéssemos vencido a Copa do Mundo. Eu odeio expectativas. Sou uma pessimista por natureza, e o que vier, vou ficar feliz. Sabe, estou mais do que feliz com o meu pesado Globo de Ouro”, destacou na quarta-feira 22.

Baseado na história real de Eunice Paiva, escrita por seu filho Marcelo Rubens Paiva, Ainda Estou Aqui, que leva o mesmo título do livro, conta a trajetória da mãe e advogada na busca pela verdade sobre seu marido, o ex-deputado federal Rubens Paiva, desaparecido em 1971 após ter sido levado por agentes a serviço da ditadura.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo