Cultura
Espírito motivador
No documentário Contestado – Restos Mortais, que estreia nesta nesta 23, o cineasta Sylvio Back revive o conflito entre Paraná e Santa Catarina envolvendo caboclos e forças do governo, entre 1912 e 1916
O Contestado – Restos Mortais
Sylvio Back
O Contestado – Restos Mortais, novo documentário de Sylvio Back em cartaz a partir da sexta 23, deve ser visto à luz de um passado para que melhor se compreenda sua dimensão. Não do fato histórico apontado pelo título, o conflito entre Paraná e Santa Catarina envolvendo caboclos e forças do governo entre 1912 e 1916, mas do próprio cineasta. O tema é motivo recorrente de sua cinematografia e interesse desde 1970, quando filmou A Guerra dos Pelados, em forma de ficção.
Torna-se significativo no contexto um outro documentário, O Autorretrato de Bakun, que antecipa o expediente mais controvertido deste agora. Como lá, Back recorre a médiuns para que exponham em transes as mensagens de mortos pela sangrenta guerra.
Quando Contestado foi exibido em Gramado, em 2010, o recurso gerou dúvidas se não seria encenação. Back confirmoua a veracidade, mas tratou a concepção do filme como mescla de ficção e parte documental.
O Contestado – Restos Mortais
Sylvio Back
O Contestado – Restos Mortais, novo documentário de Sylvio Back em cartaz a partir da sexta 23, deve ser visto à luz de um passado para que melhor se compreenda sua dimensão. Não do fato histórico apontado pelo título, o conflito entre Paraná e Santa Catarina envolvendo caboclos e forças do governo entre 1912 e 1916, mas do próprio cineasta. O tema é motivo recorrente de sua cinematografia e interesse desde 1970, quando filmou A Guerra dos Pelados, em forma de ficção.
Torna-se significativo no contexto um outro documentário, O Autorretrato de Bakun, que antecipa o expediente mais controvertido deste agora. Como lá, Back recorre a médiuns para que exponham em transes as mensagens de mortos pela sangrenta guerra.
Quando Contestado foi exibido em Gramado, em 2010, o recurso gerou dúvidas se não seria encenação. Back confirmoua a veracidade, mas tratou a concepção do filme como mescla de ficção e parte documental.
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