Cultura
Em torno do antigo mistério
“No Limiar do Silêncio e da Letra”, Maria Lucia Homem mostra Clarice Lispector como personagem e autora ao mesmo tempo


Por Renato Pompeu
No limiar do silêncio e da letra – Traços da autoria em Clarice Lispector
Maria Lucia Homem
Boitempo-Edusp-Fapesp, 200 págs., R$ 34
A grande escritora Clarice Lispector diz mais do que fala, e cala mais do que diz, mas acaba expressando o inexpressável. É isso que se pode concluir a partir do livro de Maria Lucia Homem, No Limiar do Silêncio e da Letra, sua tese de doutorado em Literatura.
Trata-se, a partir de um arsenal crítico que envolva desde as mais abrangentes e profundas teorias literárias clássicas e contemporâneas até os requintes psicanalíticos do pensador francês Jacques Lacan, de analisar, de um lado, as relações tão conflituosas e tão harmônicas entre a palavra e o silêncio na obra da maior escritora brasileira.
E, de outro, discutir as contradições e as complementações entre a subjetividade e a autoria na obra de Clarice Lispector.
Em outras palavras, trata-se de debater como Lispector aparece em sua obra tanto como personagem quanto como autora.
Por Renato Pompeu
No limiar do silêncio e da letra – Traços da autoria em Clarice Lispector
Maria Lucia Homem
Boitempo-Edusp-Fapesp, 200 págs., R$ 34
A grande escritora Clarice Lispector diz mais do que fala, e cala mais do que diz, mas acaba expressando o inexpressável. É isso que se pode concluir a partir do livro de Maria Lucia Homem, No Limiar do Silêncio e da Letra, sua tese de doutorado em Literatura.
Trata-se, a partir de um arsenal crítico que envolva desde as mais abrangentes e profundas teorias literárias clássicas e contemporâneas até os requintes psicanalíticos do pensador francês Jacques Lacan, de analisar, de um lado, as relações tão conflituosas e tão harmônicas entre a palavra e o silêncio na obra da maior escritora brasileira.
E, de outro, discutir as contradições e as complementações entre a subjetividade e a autoria na obra de Clarice Lispector.
Em outras palavras, trata-se de debater como Lispector aparece em sua obra tanto como personagem quanto como autora.
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