Cultura

assine e leia

É preciso encontrar caminhos para reativar a dimensão ‘antissistêmica’ das forças de esquerda

Reside nessa reflexão o núcleo do desafio que se propõem a enfrentar os autores de ‘O Sistema e o Antissistema.­ Três Ensaios, Três Mundos no Mesmo Mundo’

Ensaios. O ativista indígena Ailton Krenak; o sociólogo Boaventura de Sousa Santos; e a escritora e militante Helena Silvestre vão na contracorrente
Apoie Siga-nos no

Historicamente associado à esquerda, o qualificativo “antissistema” parece ter sido capturado pela extrema-direita. É ela quem, há algum tempo, vem se arrogando o direito de falar contra um “sistema” no âmbito do qual caberiam tanto a esquerda “progressista” quanto seus cúmplices “globalistas” do capital.

Embora incompleta e enganosa, tal percepção não deixa de expressar algo da atmosfera política e cultural vigente no Brasil e no mundo. Não é, afinal de contas, verdade que uma parcela significativa das esquerdas vem se contentando com a defesa de um sistema (ou de parte dele) que é, na realidade, o principal responsável pela ascensão da extrema-direita pretensamente antissistema?

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo