Cultura

Dupla ‘Barbenheimer’ lidera indicações ao Globo de Ouro

Em seguida, ‘Assassinos da Lua das Flores’, de Martin Scorsese, teve sete indicações

Foto: Henry Nicholls and Michael Tran/AFP
Apoie Siga-nos no

Barbie e Oppenheimer, os dois filmes que dominaram as bilheterias e geraram uma enxurrada de memes na internet neste ano, lideram as indicações aos prêmios Globo de Ouro, anunciadas nesta segunda-feira 11.

Com nove indicações, Barbie, longa-metragem de Greta Gerwig baseado na icônica boneca, ficou no topo. Entre elas, estão as categorias de melhor comédia, melhor roteiro, melhor diretor e melhor canção.

Margot Robbie e Ryan Gosling também foram indicados por seus papéis no filme – a maior bilheteria de 2023, com mais de 1,4 bilhão de dólares (cerca de 6,92 bilhões de reais) arrecadados globalmente.

Por sua vez,Oppenheimer, drama de Christopher Nolan sobre o inventor da bomba atômica, seguiu com oito indicações, incluindo melhor drama e melhor diretor.

Os principais integrantes do elenco, entre eles Cillian Murphy, Emily Blunt e Robert Downey Jr, também receberam indicações.

Os dois filmes, apelidados em conjunto pelos fãs e a crítica como “Barbenheimer” por estrearem no mesmo dia nos cinemas, dominaram as bilheterias neste ano e agora têm um forte começo na temporada de prêmios de Hollywood, que termina com o Oscar em março.

Em seguida, Assassinos da Lua das Flores, de Martin Scorsese com atuação de Leonardo DiCaprio e Robert de Niro, teve sete indicações, assim como Pobres Criaturas, do diretor grego Yorgos Lanthimos. Logo abaixo, Vidas Passadas, da sul-coreana Celine Song, ficou com cinco.

Outro destaque foi a indicação como melhor filme de língua não-inglesa de A Sociedade da Neve, do diretor espanhol Juan Antonio Bayona, produzido pela Netflix com base no livro do uruguaio Pablo Vierci.

O longa, que poderá ser visto em janeiro na plataforma de streaming, conta as experiências dos sobreviventes do acidente do avião que transportava uma equipe de rugby e caiu na Cordilheira dos Andes em 1972.

Os jovens uruguaios sobreviveram 72 dias com temperaturas abaixo de zero e, sem alimentos, se viram obrigados a ingerir a carne das vítimas que morreram.

As indicações ao Globo de Ouro foram apresentadas de Los Angeles pelo humorista Cedric The Entertainer e o ator Wilmer Valderrama no programa CBS Mornings. A premiação dos vencedores será realizada em 7 de janeiro de 2024.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo