Cultura

Disco de 80 anos de João Nogueira terá 6 músicas inéditas do sambista

O cantor-compositor, morto em 2000, está entre as maiores do samba de todos os tempos

Apoie Siga-nos no

Canto autêntico de voz grave. Melodista refinado e letras sensíveis. Esse foi o João Nogueira (1941-2000), cantor-compositor entre os grandes da história do samba.

Didu Nogueira, sobrinho e ex-produtor de João Nogueira, e Jorge Simas, violonista e que trabalhou com o sambista por um bom tempo, vão para o estúdio em agosto gravar um CD em homenagem aos 80 anos do cantor-compositor. O lançamento está previsto para novembro, mês em que João completa 80 anos de nascimento.

“Ele é um sambista clássico, herdeiro da linhagem de Ciro Monteiro e Miltinho, que valorizava de forma suave a divisão nas suas interpretações. Como compositor é daqueles que, mesmo sendo autodidata e, talvez por isso mesmo, tem na sofisticação de suas melodias aparentemente simples, um traço que o difere de outros grandes da sua geração”, conta Didu Nogueira, que também é cantor e compositor. João morreu cedo, aos 58 anos.  

Das músicas selecionadas para o álbum-homenagem com o título Nascidos no Subúrbio, há canções do sambista sozinho, e com parceiros conhecidos, como Paulo César Pinheiro, o mais profícuo companheiro de sua obra – ambos, por exemplo, criaram Súplica (“O corpo a morte leva / A voz some na brisa / A dor sobe pra’as trevas / O nome a obra imortaliza…”), uma das mais belas canções do século 20.

Nelson Cavaquinho

Na caça de músicas que pudessem compor o trabalho, Didu conseguiu levantar seis composições ainda inéditas de João. Uma com Jorge Simas, outra com Carlinhos Vergueiro, uma com Paulo César Pinheiro e duas com o baiano Edil Pacheco. 

Além disso, foi resgatada uma preciosidade chamada Ela, de João Nogueira, Nelson Cavaquinho e Paulo César Valdez. É a única música de João com Nelson Cavaquinho. Valdez, também já falecido, é filho de Elizeth Cardoso.

Didu lembra que João foi a sua casa para conhecer seu filho recém-nascido antes de um show no antigo Bar do Tom. Ele, na época, estava produzindo e dirigindo o espetáculo O Dono das Calçadas, sobre a obra do Nelson Cavaquinho, interpretada pelo Galo Preto, Nelson Sargento e Soraya Ravenle.

“Resolvi perguntar ao João se conhecia bem o Nelson. Ele respondeu que durante meses, ele, Paulo César Pinheiro e Beth Carvalho viviam atrás do Nelson e, penso eu, que devia ser depois das rodas de samba do Teatro Opinião, onde Nelson fazia parte do cast. Aí, ele me disse que fez essa música com Nelson e PC Valdez”, relata. 

O produtor diz que João chegou a gravar a música por duas vezes num gravador de fita, mas ela acabou nunca sendo registrada. 

O disco em homenagem aos 80 anos de João Nogueira se completa com  composições já gravadas, mas pouco conhecidas do artista. O trabalho terá participação de sua irmã e mãe de Didu, a cantora Gisa Nogueira e parceira do sambista, que interpretará uma composição feita por ambos. Diogo Nogueira, principal intérprete da obra do pai e principal responsável em manter o legado de um dos maiores cantores do País, também gravará participação.

Um financiamento coletivo (no site benfeitoria.com/diduesimasjoaonogueira80anos), aberto até o dia 30 de junho, arrecada fundos para ajudar na realização do projeto.

Participam ainda da gravação do disco os músicos Claudio Jorge, Helio Delmiro, Mauricio Verde, Herlon Bueno e Guinga, como convidados especiais, além dos arranjadores Marinho Boffa e João de Aquino. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo