Cultura
Com sabor artesanal
Teatro adulto de bonecos é o trunfo do grupo paulistano Sobrevento, que desde 1986 investe num fazer “artesanal”
por Alvaro Machado
SÃO MANUEL BUENO, MÁRTIR
Espaço Sobrevento
São Paulo-SP
Até 31 de março
Diante de tantos recursos tecnológicos para enredar plateias, o teatro adulto de bonecos tende a ser considerado “obsoleto”. Esse sabor antiquado é, no entanto, o trunfo do grupo paulistano Sobrevento, que desde 1986 investe num fazer “artesanal”. A característica do grupo de atenção aos detalhes (ambiente, luz, música ao vivo e figurinos), bem como a microcosmos culturais e emocionais, é reforçada, em São Manuel Bueno, Mártir, pela adaptação de um romance do filósofo espanhol Miguel de Unamuno (1864- -1936) sobre o problema da fé. Um padre em crises de dúvida sobre a existência de Deus é confrontado por exemplos de seus paroquianos.
Desta vez, o Sobrevento escolheu unir quatro atores à escala menor dos bonecos de madeira, manipulados em mesa-palco no centro de uma arena intimista.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



