Cultura

Cabaré guignol

Referências cinematográficas, como o olhar amoroso de Carlos Reichenbach sobre a classe média, ajudam a situar Os Bem-Intencionados, do grupo Lume

Cabaré guignol
Cabaré guignol
Em volta desta mesa. Cultura brega em outro registro
Apoie Siga-nos no

por Alvaro Machado

Os bem-intencionados Sesc Pompeia, São Paulo


Até 30 de setembro

Referências cinematográficas, da alegoria trash dos filmes de Carlos Alberto Prates Correia ao olhar amoroso de Carlos Reichenbach sobre a classe média, ajudam a situar Os Bem-Intencionados, do grupo Lume, de Campinas. Os acentos cômicos e patéticos desses artistas mambembes remetem, ainda, às nostalgias de O Baile (1983), de Ettore Scola, mas desta vez danças e músicas degringolam, após o humor do primeiro ato, em puro grand guignol. A mineira Grace Passô é a diretora convidada e, na cenografia, poltronas dão lugar a mesas de bar, bebidas, petiscos e palco com banda, favorecendo a incursão à cultura brega. Felizmente, o registro é bem diverso da atual produção noveleira. Já o livro Lume Teatro – 25 anos (Ed. Unicamp) recupera as montagens do fundador Luís Otávio Burnier (1956-1995) e intercâmbios com o núcleo dinamarquês Odin Teatret, a atriz canadense Sue Morrison e o bailarino de butô Tadashi Endo.

por Alvaro Machado

Os bem-intencionados Sesc Pompeia, São Paulo


Até 30 de setembro

Referências cinematográficas, da alegoria trash dos filmes de Carlos Alberto Prates Correia ao olhar amoroso de Carlos Reichenbach sobre a classe média, ajudam a situar Os Bem-Intencionados, do grupo Lume, de Campinas. Os acentos cômicos e patéticos desses artistas mambembes remetem, ainda, às nostalgias de O Baile (1983), de Ettore Scola, mas desta vez danças e músicas degringolam, após o humor do primeiro ato, em puro grand guignol. A mineira Grace Passô é a diretora convidada e, na cenografia, poltronas dão lugar a mesas de bar, bebidas, petiscos e palco com banda, favorecendo a incursão à cultura brega. Felizmente, o registro é bem diverso da atual produção noveleira. Já o livro Lume Teatro – 25 anos (Ed. Unicamp) recupera as montagens do fundador Luís Otávio Burnier (1956-1995) e intercâmbios com o núcleo dinamarquês Odin Teatret, a atriz canadense Sue Morrison e o bailarino de butô Tadashi Endo.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo