CartaCapital
Brasil tem 5 indicações ao Oscar 2026, 4 delas com ‘O Agente Secreto’
Produção de Kleber Mendonça Filho concorre nas categorias Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Elenco e Melhor Ator, com Wagner Moura; Adolpho Veloso compete por Melhor Fotografia por ‘Sonhos de Trem’
O Brasil tem nada menos que cinco indicações ao Oscar em 2026. O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, concorre em quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Elenco e Melhor Ator (Wagner Moura). O País será representado na cerimônia também pelo diretor de fotografia Adolpho Veloso, que disputa o troféu de Melhor Fotografia por Sonhos de Trem.
As indicações confirmam o bom momento do cinema nacional na principal premiação do cinema mundial. Em 2025, foram três indicações de Ainda Estou Aqui, que levou o primeiro Oscar da história do País, o de Melhor Filme Internacional.
Na categoria mais prestigiada da disputa, O Agente Secreto concorre com Uma Batalha Após a Outra, Hamnet, Pecadores, Valor Sentimental, Marty Supreme, Frankenstein, Sonhos de Trem, F1 e Bugonia.
Na disputa pelo troféu de Melhor Filme Internacional, os adversários são Foi Apenas um Acidente (França), Valor Sentimental (Noruega), Sirât (Espanha) e A Voz de Hind Rajab (Tunísia).
Para levar o troféu de melhor ator, Wagner Moura terá de superar nomes de peso em Hollywood: Leonardo DiCaprio (Uma Batalha Após a Outra), Timothée Chalamet (Marty Supreme), Michael B. Jordan (Pecadores) e Ethan Hawke (Blue Moon).
Além de O Agente Secreto, a disputa pelo troféu de Melhor Elenco tem como concorrentes Hamnet, Marty Supreme, Uma Batalha Após A Outra e Pecadores. Esta indicação é inédita para o Brasil. A categoria é uma das mais recentes do Oscar: foi lançada em 2024.
Sonhos de Trem, pelo qual Adolpho Veloso concorre ao prêmio de Melhor Fotografia, é um filme dos Estados Unidos, dirigido por Clint Bentley. Os adversários do brasileiro na disputa são Dan Laustsen (Frankenstein), Darius Khondji (Marty Supreme), Michael Bauman (Uma Batalha Após a Outra) e Autumn Durald Arkapaw (Pecadores).
Pecadores, aliás, bateu o recorde de indicações em toda a história do Oscar. O filme de Ryan Coogler concorre em nada menos que 16 categorias, superando A Malvada (1950), Titanic (1997) e La La Land (2016), que foram indicadas em 14.
Rotina de conquistas
Com as indicações, o filme de Kleber Mendonça Filho segue uma trajetória de sucesso em algumas das principais premiações do cinema. No último dia 11, O Agente Secreto e Wagner Moura conquistaram Globo de Ouro de Melhor Filme em Língua Estrangeira e de Melhor Ator em Drama. A conquista de Wagner Moura foi inédita em 83 anos de premiação. Já o troféu conquistado pelo filme foi o segundo da história do Brasil, 27 anos após Central do Brasil, de Walter Salles.
Na semana anterior, o longa venceu como Filme Internacional nos Critics’ Choice Awards, também nos Estados Unidos. Em maio, foram quatro troféus conquistados no festival de Cannes, na França, além de outras dezenas de prêmios em festivais pelo mundo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


