Cultura
Ator Francisco Cuoco morre aos 91 anos em São Paulo
Com mais de 60 anos de carreira, ele foi protagonista de importantes novelas da ‘TV Globo’


O ator Francisco Cuoco morreu, nesta quinta-feira 19, aos 91 anos em São Paulo. Ele estava internado no hospital Albert Einstein há cerca de 20 dias e sofreu uma falência múltiplas dos órgãos.
Cuoco será velado na sexta-feira 20 em uma cerimônia fechada para familiares e amigos.
Formado pela Escola de Arte Dramática de São Paulo, ele teve mais de 60 anos de carreira na televisão. Atuou em importantes novelas da TV Globo, emissora em que chegou em 1970 e foi protagonista de produções como Selva de Pedra e O Astro.
Sua primeira aparição como ator de novelas, porém, foi na TV Record, onde fez Marcados pelo Amor em 1964. Mais tarde fez Redenção e Legião dos Esquecidos na TV Excelsior. Em 1970, já na Globo, iniciou sua longa passagem com a novela Assim na Terra Como no Céu.
Além da TV, Cuoco teve uma vasta carreira no teatro e também no cinema, com participações em filmes como A Partilha, em 2001, do cineasta Daniel Filho, e Cafundó, em 2005, de Clóvis Bueno e Paulo Betti.
Sua última participação na TV foi em 2023, com um programa no canal fechado da Globo, o Multishow.
Cuoco nasceu em São Paulo em 1933 e foi feirante antes de se dedicar aos palcos e às telas. Deixa três filhos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.