Cultura

assine e leia

A música em busca de telas

Na próxima semana, um conjunto significativo de documentários musicais estreia no In-Edit. Que ciclo de vida têm esses filmes depois do festival?

Vitrine. No Rastro do Pé de Bode, sobre a sanfona de oito baixos, e Germano Mathias – O Catedrático do Samba estão entre os selecionados do In-Edit 2024 – Imagem: Canal Brasil e Umbigada/TVE/IRDEB/GOVBA
Apoie Siga-nos no

A profusão de documentários propiciada pelas facilidades do digital veio acompanhada, nas duas últimas décadas, de uma linhagem específica e numerosa dentro do gênero: a de filmes ligados à música. Sabe-se, porém, que a maioria esmagadora desses títulos circula somente em mostras e espaços de acesso restrito, longe das grandes audiências.

Nesse contexto, o In-Edit, Festival Internacional do Documentário Musical, criado em 2003 e realizado em diferentes cidades do mundo, tornou-se uma vitrine de prestígio. No Brasil, a 16ª edição do evento acontece em São Paulo, de 12 a 23 de junho, e reúne 12 filmes brasileiros e 20 internacionais ainda inéditos no circuito comercial.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo