Cultura

A força uruguaia

No 19ª Festival Porto Alegre em Cena, nove espetáculos do país vizinho chegam à capital gaúcha

A força uruguaia
A força uruguaia
Confronto. Angústia e obsessão em Vuelo a Capistrano
Apoie Siga-nos no

Por Daniel Schenker

19ª Festival Porto Alegre em Cena


Porto Alegre


Até 24 de setembro

E inegável a soberania de Mãe Coragem e seus Filhos, espetáculo de Claus Peymann para o texto de Bertolt Brecht, na programação do Porto Alegre em Cena. Ainda assim, o teatro uruguaio desponta com nove montagens, sob a condução de Luciano Alabarse. El Rey se Muere, de Eugene Ionesco, centrado na figura do rei Berenguer, que se recusa a morrer, chega pelos encenadores do divertido Los Padres Terribles, de Jean Cocteau. Niño Enterrado, de Sam Shepard, aborda uma família disfuncional. Snorkel, de Federico Guerra, reúne seres imersos no submundo. Variaciones Meyerhold, de Eduardo Pavlovsky, traz à tona o encenador russo que se opôs a Stanislavski. Mi Querida é uma apropriação de Griselda Gambarro de obra de Anton Tchekhov. E Vuelo a Capistrano, de Carlos Gorostiza, confronta um homem obcecado com a vida dos pássaros, sua mulher e a ex-esposa, com quem teve a única filha.

Por Daniel Schenker

19ª Festival Porto Alegre em Cena


Porto Alegre


Até 24 de setembro

E inegável a soberania de Mãe Coragem e seus Filhos, espetáculo de Claus Peymann para o texto de Bertolt Brecht, na programação do Porto Alegre em Cena. Ainda assim, o teatro uruguaio desponta com nove montagens, sob a condução de Luciano Alabarse. El Rey se Muere, de Eugene Ionesco, centrado na figura do rei Berenguer, que se recusa a morrer, chega pelos encenadores do divertido Los Padres Terribles, de Jean Cocteau. Niño Enterrado, de Sam Shepard, aborda uma família disfuncional. Snorkel, de Federico Guerra, reúne seres imersos no submundo. Variaciones Meyerhold, de Eduardo Pavlovsky, traz à tona o encenador russo que se opôs a Stanislavski. Mi Querida é uma apropriação de Griselda Gambarro de obra de Anton Tchekhov. E Vuelo a Capistrano, de Carlos Gorostiza, confronta um homem obcecado com a vida dos pássaros, sua mulher e a ex-esposa, com quem teve a única filha.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo