COP30
Ainda estamos longe de um acordo na COP30, diz ministra francesa
Lula voltou a Belém para participar das negociações
A ministra francesa de Transição Ecológica, Monique Barbut, afirmou nesta quarta-feira 19 que os países participantes da COP30 em Belém ainda estão longe de um acordo, embora tenha se declarado “mais otimista” do que na véspera.
“Não, não haverá uma decisão da COP hoje. Não vejo como isso poderia acontecer. No entanto, houve algum progresso, sim. Mas ainda estamos longe de alcançar um acordo, porque, para nós, é um pacote global”, disse a ministra à agência de notícias AFP após uma reunião de coordenação com seus homólogos europeus.
A conferência da ONU sobre o clima, que acontece na cidade de Belém, termina na sexta-feira 21.
Também nesta quarta-feira, o presidente Lula (PT) retornou à capital do Pará para impulsionar a etapa final das negociações da COP30. Ele, que abriu a conferência da ONU no dia 10 de novembro antes de retornar para Brasília, participará das tratativas para alcançar um acordo contra a mudança climática.
(Com AFP)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Parlamentares entregam documento à CEO da COP30
Por Maurício Thuswohl
A dualidade da COP30 e a urgência de um novo modelo econômico
Por Ana Paula Bernardes
Parlamentares alemães criticam declaração de Merz sobre Belém
Por Deutsche Welle
Lula rebate comentário de Merz sobre Belém: ‘Berlim não oferece 10% da qualidade do Pará’
Por CartaCapital



