Clima
Defesa Civil alerta para ventos fortes em SP nesta segunda-feira
Rajadas vão atingir faixa do leste paulista


A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu um alerta para a previsão de ressaca no litoral paulista e de ventos fortes em todo território do estado nesta segunda-feira 27.
As rajadas mais intensas devem atingir principalmente a faixa Leste paulista, incluindo as regiões do Vale do Ribeira, Itapeva, Sorocaba, Campinas, Capital e região metropolitana, Vale do Paraíba e todo o litoral Paulista.
“Há risco para queda de árvores, destelhamentos e danos em estruturas, pois há risco de queda de galhos e árvores. Por isso, não se abrigue debaixo de estruturas metálicas frágeis, como tendas ou coberturas improvisadas”, destacou a Defesa Civil, no alerta.
O órgão orienta as pessoas a reforçar telhados, janelas e portas com travas e trancas; retirar objetos soltos de áreas externas, como vasos, bicicletas, lonas e móveis de jardim; evitar estacionar veículos próximo a árvores ou postes; e manter distância de fiações elétricas.
Há previsão também de ressaca marítima em todo o litoral Paulista, com ondas que podem atingir até 3 metros de altura.
“A Defesa Civil recomenda atenção redobrada em áreas costeiras, especialmente para embarcações de pequeno porte, pescadores, praticantes de esportes aquáticos e frequentadores de praias”, destacou o órgão.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Mortes causadas por policiais em São Paulo têm o maior crescimento do país
Por Agência Pública
São Paulo deve ganhar 600 mil m² de novos escritórios até 2027, aponta estudo
Por Do Micro ao Macro