Clima

Carnaval deve ser de muito calor e chuva em boa parte do País

As temperaturas podem chegar perto dos 40 °C em diferentes partes do Brasil

Carnaval deve ser de muito calor e chuva em boa parte do País
Carnaval deve ser de muito calor e chuva em boa parte do País
Foliãs se divertem no pré-carnaval do Rio de Janeiro – foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O carnaval de 2026 deve ter temperaturas altas e chuva pelo Brasil, segundo a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Há chance de temporais em todas as regiões do Brasil, mas em algumas cidades os foliões terão mais sorte.

Em alguns dos principais destinos carnavalescos do País, como Salvador e Recife, a previsão é de tempo instável. Nesta sexta-feira 13, devem ocorrer chuvas intensas por todo o litoral nordestino. A partir de sábado 14, os temporais devem diminuir, mas ainda há chance de chuviscos e pancadas de chuva isoladas.

No Rio de Janeiro, os termômetros podem chegar aos 37 °C durante os dias de folia. A chance de chuva, porém, é pequena, e a previsão é de pancadas isoladas. Em Minas Gerais e no Espírito Santo, outros dois estados que recebem muitos turistas nesse período, o tempo ficará estável e também com altas temperaturas, segundo o Inmet.

Os foliões de São Paulo poderão encarar dias chuvosos, especialmente no litoral sul, para onde há previsão de até 50 mm de chuva por dia durante todo o período do carnaval. No interior paulista também deve chover, especialmente no oeste do estado.

A região do País que deve ter mais chuva neste período é o Sul. A passagem de uma frente fria traz grande instabilidade. No sábado deve chover forte nos três estados da região (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), com previsão de até 100 mm. As chuvas tendem a continuar, mas a intensidade diminui a partir de domingo 15.

Já para as regiões Norte e Centro-Oeste, a previsão do Inmet é de tempestades isoladas, com chance de descargas elétricas e rajadas de vento de até 60 km/h. Em Roraima, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o calor deve ser intenso, com temperaturas que podem passar dos 38 °C.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo