CartaExpressa
Zema lidera corrida ao governo de Minas com 14 pontos sobre Kalil, diz Real Time Big Data
O governador, do Novo, também bateria o candidato pessedista no segundo turno


Uma pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta segunda-feira 30 aponta a liderança do governador de Minas Gerais e candidato à reeleição, Romeu Zema (Novo), com 14 pontos percentuais de vantagem sobre o segundo colocado.
No cenário estimulado, Zema atinge 43% das intenções de voto, contra 29% de Alexandre Kalil (PSD). A seguir aparecem Carlos Viana (PL), com 7%; Marcus Pestana (PSDB), com 3%; e Miguel Corrêa (PDT), Saraiva Felipe (PSB) e Lorene Figueiredo (PSOL), com 1% cada. Renata Regina (PCB) não pontuou.
Brancos e nulos somam 9%. Não souberam ou não responderam 6%.
Em uma projeção de segundo turno, Zema bateria Kalil por 48% a 35%. Brancos e nulos atingem 10%, enquanto 7% não souberam ou não responderam.
O governador também aparece no topo do ranking de rejeição. 32% não votariam em Zema, índice próximo dos 30% de Kalil e dos 27% de Viana.
O levantamento ouviu 1.500 pessoas por telefone em Minas Gerais entre 27 e 28 de maio. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é MG-04979/2022.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula tem vantagem de 16 pontos sobre Bolsonaro, mostra agregador de pesquisas
Por CartaCapital
Lula cresce 5 pontos, amplia distância para Bolsonaro e pode vencer no 1º turno, diz FSB
Por CartaCapital
Carnaval de Bolsonaro no litoral de SP custou quase R$ 800 mil aos cofres públicos
Por CartaCapital