CartaExpressa
Zelensky mira Bolsonaro e diz que neutralidade ‘permitiu a fascistas engolir a Europa na 2ª Guerra’
‘Não acredito que alguém possa se manter neutro quando há uma guerra no mundo’, disse o presidente ucraniano à TV Globo


O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, criticou nesta terça-feira 19 a postura de neutralidade de Jair Bolsonaro (PL) sobre a guerra deflagrada pela Rússia no Leste Europeu.
Em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, Zelensky detalhou a conversa por telefone que teve com o ex-capitão na segunda 18.
“Eu não apoio a posição de neutralidade dele”, disse o presidente ucraniano. “Não acredito que alguém possa se manter neutro quando há uma guerra no mundo.”
Ele também estabeleceu uma comparação entre a neutralidade após a invasão da Ucrânia pela Rússia e o início da Segunda Guerra Mundial.
“Na Segunda Guerra Mundial foi assim: muitos líderes ficaram neutros em um primeiro momento. Isso permitiu que os fascistas engolissem metade da Europa e se expandissem mais e mais, capturando toda a Europa”, prosseguiu. “Ninguém pode ficar no meio do caminho.”
Na segunda-feira, Zelensky afirmou nas redes sociais ter discutido com Bolsonaro “a situação no front” e “a importância de retomar as exportações de grãos para evitar uma crise alimentar global provocada pela Rússia”. E emendou: “Apelo a todos os parceiros para que se juntem às sanções contra o agressor”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Putin diz que houve avanços em discussões sobre exportação de grãos da Ucrânia
Por AFP
Seis pessoas morrem em ataque russo na Ucrânia antes de reunião da UE sobre sanções
Por AFP