CartaExpressa
Zelensky diz aguardar um convite de Lula para viajar ao Brasil
O presidente da Ucrânia também espera se reunir com outros líderes latino-americanos


O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou aguardar um convite do presidente Lula para visitar o Brasil. Ele gostaria, ainda, de contar com a presença de outros líderes latino-americanos na agenda. As declarações foram concedidas em entrevista à GloboNews, a ser exibida nesta quarta-feira 26.
Zelensky mencionou visitas a outros países, como Estados Unidos, Arábia Saudita e Japão, além de nações europeias, como parte de sua campanha para reunir o maior número possível de aliados em meio à guerra deflagrada pela Rússia.
“A América Latina é muito importante para mim, especialmente o Brasil. Os outros países também. Eu queria, sim. Se eu receber o convite, eu vou”, disse o presidente ucraniano. Se ele [Lula] conseguir reunir outros líderes da América Latina, podemos nos reunir no Brasil. Ou em outro lugar. Isso também vai ajudar muito o mundo todo, para que a paz chegue.”
Nesta quarta, o Exército ucraniano anunciou ter interceptado 36 mísseis de cruzeiro, em uma nova onda de bombardeios após mais de 17 meses de conflito.
A Rússia tem multiplicado nas últimas duas semanas seus bombardeios contra a Ucrânia, principalmente em direção à infraestrutura de exportação de grãos no porto de Odessa, às margens do Mar Negro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Dilma e Putin defendem transações sem dólar após encontro na Rússia
Por CartaCapital
Entenda por que Dilma, presidenta do Banco do Brics, se reuniu com Putin na Rússia
Por CartaCapital
Putin pretende visitar a China pela 1ª vez desde o início da guerra na Ucrânia
Por AFP