CartaExpressa
Zambelli vai ao MPF para impedir a realização do Foro de São Paulo
O presidente Lula participará da abertura do evento, que acontecerá em Brasília


A deputada Carla Zambelli (PL-SP) e o deputado Coronel Meira (PL-PE) protocolaram uma representação no Ministério Público Federal contra a realização do 26º encontro do Foro de São Paulo.
O evento, a reunir partidos de esquerda da América Latina e do Caribe, ocorrerá entre 29 de junho e 2 de julho, no Hotel San Marco, em Brasília.
Os parlamentares bolsonaristas pedem a suspensão da realização do Foro e a proibição da entrada no País de representantes do Partido Comunista de Cuba, do Partido Socialista Unido da Venezuela e da Frente Sandinista de Libertação Nacional da Nicarágua.
A alegação é que o Foro seria “uma ameaça à ordem jurídica e ao regime democrático brasileiros, com a recepção de ideias e ideais autoritários”, com o potencial de “interferir na forma como o Estado brasileiro será governado”.
O presidente Lula (PT) estará na cerimônia de abertura do Foro, que deve reunir ao menos 150 líderes de partidos de esquerda. A participação do petista no evento está prevista para a próxima sexta-feira 29.
O tema deste ano será “integração regional para avançar a soberania latino-americana e caribenha”. O encontro contará com workshops e palestras que tratarão, entre outras pautas, da situação política brasileira, de fake news nas redes sociais e do anti-imperialismo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Juiz manda extinguir ação de Bolsonaro contra Lula exigindo indenização
Por Wendal Carmo
‘Não seria de estranhar um pedido de vista’, diz advogado de Bolsonaro sobre julgamento no TSE
Por CartaCapital
Mendonça vota por manter decreto de Bolsonaro que facilita a aprovação de agrotóxicos
Por Wendal Carmo