CartaExpressa
‘Votei em Bolsonaro, mas ele nunca mais terá o meu voto’, diz o gestor do Fundo Verde
Luis Stuhlberger, porém, sinaliza que votaria em branco em um segundo turno disputado por Bolsonaro e Lula
O gestor do Fundo Verde, Luis Stuhlberger, um dos empresários que assinaram uma carta em que cobram medidas urgentes para enfrentar a pandemia, expôs neste domingo 28 seu descontentamento com o presidente Jair Bolsonaro.
“No ato em que subscrevi a carta, pensei: Estou aqui dizendo: ‘votei em 2018, acreditei na sua proposta, mas você (presidente Jair Bolsonaro) não vai ter mais o meu voto'”, afirmou em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo.
“Se a sociedade brasileira tivesse atendido aos apelos de Bolsonaro, que taxou a pandemia de ‘gripezinha, mi-mi-mi, de vamos levar uma vida normal, todo mundo pega e a gente recomeça sem esse aborrecimento todo’, seriam 7 milhões de brasileiros mortos”, acrescentou.
Apesar das constatações, Stuhlberger diz que votaria em branco em um eventual segundo turno entre Bolsonaro e o ex-presidente Lula nas eleições do ano que vem. “Dessa vez, se for Bolsonaro contra Lula, vou ter de votar em branco, porque não há mal menor entre os dois. É um recado para o presidente, no sentido de que melhore, porque há muitas pessoas e eleitores que pensam como eu”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


