CartaExpressa
Volkswagen anuncia a suspensão da produção no Brasil
Empresa afirmou que a medida decorre do agravamento da pandemia


A empresa alemã Volkswagen anunciou a suspensão das atividades de produção no Brasil: nas fábricas de São Bernardo Campo, Taubaté e São Carlos, no estado de São Paulo, e na de São José dos Pinhais, no Paraná. O período é de 12 dias corridos, entre 24 de março e 4 de abril.
A medida foi tomada por causa do agravamento da pandemia, segundo a companhia. Em nota divulgada nesta sexta-feira 19, afirmou que só serão mantidas as atividades essenciais nas fábricas. Os empregados da área administrativa trabalharão remotamente. A decisão ocorre após os sindicatos defenderem, nos últimos dias, “isolamento social severo”.
“Com o agravamento do número de casos da pandemia e o aumento da taxa de ocupação dos leitos de UTI nos estados brasileiros, a empresa adota esta medida a fim de preservar a saúde de seus empregados e familiares”, comunicou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.