CartaExpressa
Vitória de Trump é ‘sinal de alerta’ para Lula em 2026, avalia senador petista
Humberto Costa (PT-PE) disse ao site ‘Metrópoles’ que retorno do republicano à Casa Branca indica que a extrema-direita, diferentemente do que se pensava, não foi totalmente derrotada


A vitória de Donald Trump nos Estados Unidos precisa ser lida pelo entorno de Lula (PT) como um ‘sinal de alerta’ para a disputa em 2026. A avaliação é do senador petista Humberto Costa (PE) em conversa com o site Metrópoles, publicada neste domingo 10.
Segundo o senador, ainda não há grande preocupação com uma eventual derrota de Lula no próximo pleito, mas a possibilidade não pode ser totalmente descartada após o retorno do republicano à Casa Branca.
“Obviamente que o resultado lá tem que deixar para todos nós um sinal de alerta. Não que nós estejamos preocupados que Lula vá perder a eleição, não. Eu acho que isso aí seria uma avaliação muito precipitada e fora daquilo que nós estamos assistindo. Mas, sem dúvida, nós temos que nos preocupar que não é uma hipótese inteiramente descartada”, avaliou o petista ao site.
Segundo ele, a nova vitória do republicano indica que a extrema-direita, diferentemente do muitos pensavam, não está enfraquecida e não foi totalmente vencida nas últimas eleições no Brasil e nos EUA.
“Até bem pouco tempo o Donald Trump poderia ser considerado uma espécie de acidente na história”, comentou Costa.
“[Então] O alerta surge para nós, porque passamos por um governo com características muito semelhantes e a vitória do presidente Lula foi entendida por nós e por muita gente como um ponto final na experiência da extrema-direita no Brasil. Já vimos que não é bem assim”, completou o político.
Para ele, essa preocupação segue vigente mesmo se Jair Bolsonaro (PL) não conseguir reverter a inelegibilidade, uma vez que o projeto do ex-capitão tem outros representantes.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula 2026? Dança das cadeiras no bolsonarismo turbina discurso presidencial pró-reeleição
Por Leonardo Miazzo
Lula diz estar pronto para buscar a reeleição, mas espera não ser ‘necessário’
Por CartaCapital
Boulos pede ‘leitura humilde’ após derrota e diz que Lula é quem pode livrar o País da extrema-direita
Por CartaCapital
O que a eleição em SP pode antecipar à campanha de Lula em 2026, segundo o marqueteiro do presidente
Por CartaCapital
Lula diz esperar ‘relação civilizada’ com Trump, eleito presidente dos EUA
Por CartaCapital