CartaExpressa
Visto para turistas dos EUA, Austrália e Canadá será obrigatório; saiba quando medida passa a valer
Prazo começaria em outubro do ano passado, mas teve que ser adiado


Turistas da Austrália, do Canadá e dos Estados Unidos vão precisar de visto para entrar no Brasil. A medida começa a valer no próximo dia 10 de janeiro.
Inicialmente, o prazo para a exigência de visto para turistas provenientes dos três países começaria no dia 1º de outubro de 2023, mas teve que ser adiado pelo governo.
Segundo o Ministério do Turismo, ajustes na licitação para a contratação da empresa responsável pelo fornecimento de vistos eletrônicos para os países atrasaram o início da medida.
A exigência de visto leva em conta a data de chegada em solo brasileiro. Assim, os turistas que chegarem ao Brasil até o dia 9 janeiro não são obrigados a apresentarem o visto.
Em nota, o Ministério do Turismo reforçou que a atual gestão segue aberta para negociar uma eventual derrubada do decreto que obriga os turistas desses três países a terem o documento, desde que eles também deixem de pedir o visto para brasileiros.
“É importante ressaltar que o governo brasileiro renova o interesse de negociar, com as três nações, acordos de isenção de vistos baseados nos princípios da reciprocidade e da igualdade entre os Estados”, informa a pasta.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Governo publica regulamentação de visto temporário para países de língua portuguesa
Por André Lucena
Brasil e México se preparam para adotar vistos eletrônicos para turistas
Por RFI
Relação entre Brasil e EUA não vai mudar se Trump vencer, diz Mauro Vieira
Por CartaCapital
Os obstáculos para a diplomacia brasileira na América do Sul, segundo Rubens Ricupero
Por Leonardo Miazzo