CartaExpressa

Vídeo: Policiais imobilizam mulher com criança de colo no interior de Minas

O prefeito de Itabira, Antônio Lage (PSB), manifestou repúdio, disse que a conduta ‘não é o procedimento padrão’ e pediu apurações rápidas

Vídeo: Policiais imobilizam mulher com criança de colo no interior de Minas
Vídeo: Policiais imobilizam mulher com criança de colo no interior de Minas
Créditos: Reprodução Redes Sociais Créditos: Reprodução Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

Dois policiais militares de Itabira, interior de Minas Gerais, abordaram com violência uma mulher com um bebê no colo no centro da cidade na sexta-feira 5. Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver o momento em que a mulher é jogada ao chão, juntamente com a criança, e imobilizada com o joelho de um dos agentes, enquanto luta para proteger o bebê.

A cena também é acompanhada de perto por uma outra criança, um garoto que estava na companhia da mulher e demonstra desespero durante a abordagem.

O vídeo ainda mostra que várias pessoas tentam intervir na ação e são intimidadas pelos agentes, com armas em punho. Uma mulher consegue retirar o bebê dos braços da mulher imobilizada. Outra, ampara o garoto que acompanhava a cena, em sofrimento.

Após a divulgação do caso, o prefeito de Itabira, Antônio Lage (PSB), manifestou repúdio ao ocorrido, disse que a conduta ‘não é o procedimento padrão’ e pediu apurações rápidas. “Com a responsabilidade de prefeito, manifesto minha repulsa diante das imagens de uma abordagem policial ocorrida no início da noite em Itabira”, disse. “As lamentáveis cenas precisam ser apuradas com rapidez e rigor. Este não é o procedimento padrão das nossas escolas militares e do Comando Geral da Corporação”.

A Polícia Militar de Minas Gerais informou, em nota, que prendeu um casal no início da noite de sexta por porte ilegal de arma de fogo e munições.

“Durante a abordagem foram apreendidas quatro munições calibre .32 com o homem. Para impedir a apreensão da arma de fogo que estava consigo, a mulher se agarrou a uma criança, usando-a como escudo humano e se recusando a largá-la”, diz a nota.

Ainda de acordo com a PM, a mulher foi projetada ao solo e imobilizada, numa queda controlada. A corporação também afirmou que a criança que estava no colo não sofreu nenhuma lesão.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo