CartaExpressa
Vídeo: Manifestantes bolsonaristas fazem saudação nazista em ato em SC; MP investiga o caso
O Ministério Público de Santa Catarina informou que está avaliando o vídeo para reconhecer as pessoas envolvidas com o gesto, que configura apologia ao nazismo e é considerado crime no País
Manifestantes bolsonaristas que bloqueiam a BR-163 em um trecho que corta a cidade de São Miguel do Oeste, em Santa Catarina, fizeram uma saudação semelhante à ‘Sieg Heil’ utilizada pelo nazismo. Os integrantes se manifestam contra o resultado das eleições que elegeu Lula (PT) à presidência.
Em um vídeo que circula pelas redes sociais, homens e mulheres se posicionam com uma das mãos estendida à frente, enquanto ouvem o hino do Brasil. O ato acontece nesta quarta-feira 2, em frente ao 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado, base do Exército.
Em São Miguel, Santa Catarina, hino do Brasil é celebrado com saudação nazista por bolsonaristas. pic.twitter.com/3QTtR4YJ4s
— Anonymous (@AnonNovidades) November 2, 2022
O Ministério Público de Santa Catarina informou que está avaliando o vídeo para reconhecer as pessoas envolvidas com o gesto, que configura apologia ao nazismo e é considerado crime no País. O MP não descartou pedidos de prisão em flagrante.
O caso é apurado pelo Grupo de Apoio ao Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e acompanhado pelo Núcleo de Enfrentamento a Crimes Raciais e de Intolerância (Necrin).
“Uma vez identificadas, será produzido um relatório e as informações encaminhadas pra 2ª Promotoria de Justiça da Comarca, que possui atribuição criminal, para responsabilização dos envolvidos”, explicou a coordenadora do Gaeco de São Miguel do Oeste, a promotora de Justiça Marcela de Jesus Boldori Fernandes.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Bolsonaristas protestam em frente ao Exército e pedem intervenção militar em São Paulo
Por Caio César
Líder dos caminhoneiros pede fim de atos nas rodovias: ‘Não podemos ser usados como massa de manobra’
Por CartaCapital
MS: Procuradoria Eleitoral vai investigar assédio eleitoral a beneficiários do Auxílio Brasil em favor de Bolsonaro
Por Caio César



