CartaExpressa
Vereadores da Grande SP aprovam aumento de 70% no salário de secretários do município
A remuneração dos responsáveis pelas 16 pastas de Itapecerica da Serra vai passar de R$ 10,1 mil para R$ 17,1 mil
A Câmara Municipal de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, aprovou um aumento de 70% no salário dos secretários da cidade. A decisão ocorreu nas última sessões do ano no Legislativo local.
Com a decisão, a remuneração dos responsáveis pelas 16 pastas do município vai passar de 10,1 mil reais para 17,1 mil reais.
Os vereadores aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 1833/2025, que fixa o subsídio aos secretários municipais, apresentado na quarta-feira 17 pelo pela Mesa Diretora da Câmara, composta pelos vereadores Cícero de Melo (União Brasil), Giba Cardoso (PSB), Dr. José Martins (PDT) e Val Santos (PL).
A votação do texto ocorreu no dia seguinte e durou apenas 33 segundos. Antes, os vereadores tiveram menos de dois minutos para apreciar a matéria.
O impacto mensal do aumento será de 273,6 mil reais. Anualmente, o montante que precisará ser desembolsado para pagar os secretários, contando com o 13º salário, será de mais de 3,5 milhões de reais.
O aumento foi justificado pelos vereadores como uma recomposição de salários que não ocorria, segundo eles, “há vários anos”. O grupo também apontou que era preciso adequar o pagamento ao cenário de “complexidade”, “responsabilidade” e “relevância” das funções de secretários municipais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Operação da PM na Favela do Moinho, no centro de São Paulo, deixa uma pessoa morta
Por CartaCapital
Após um ano de investigações, MP denuncia Claudia Leitte por modificação discriminatória em música
Por CartaCapital


