CartaExpressa

Vereador paulista é detido em piscina no Rio de Janeiro por injúria racial

Renato Oliveira nega as acusações e diz ter denunciado funcionários do condomínio por falso testemunho e denunciação caluniosa

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O presidente da Câmara Municipal de Embu das Artes (SP), Renato Oliveira (MDB), foi detido no domingo 23 após uma confusão na piscina de um condomínio na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Testemunhas relataram que o vereador ofendeu moradores e um funcionário do local com declarações racistas.

Imagens mostram um policial militar dentro da piscina, segurando o vereador para tentar contê-lo, enquanto Oliveira diz que não fez nada e dispara palavrões. O vídeo também registra que moradores aplaudiram o desfecho da ação.

A PM informou que o vereador resistiu à prisão e foi levado para a 32ª DP (Taquara), onde foi autuado por injúria, preconceito e resistência à prisão. O caso já foi encaminhado à Justiça e Oliveira foi liberado.

Ao G1, o vereador paulista disse que não conversou com o funcionário que o acusou de injúria racial. Afirmou ainda ter denunciado funcionários do condomínio por falso testemunho e denunciação caluniosa.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar