CartaExpressa
Valdemar diz não acreditar que Judiciário ‘vá fazer injustiça’ contra Bolsonaro em ação por inelegibilidade
O presidente do PL volta a defender o ex-capitão ao tratar do caso que será julgado pelo TSE


O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, voltou a defender o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na ação que será julgada na semana que vem pelo Tribunal Superior Eleitoral. Em publicação nas redes sociais nesta quarta-feira 14, Costa Neto disse que Bolsonaro “jamais cometeu um ato ilegal”.
“Não acredito que o Poder Judiciário vai fazer uma injustiça dessas com ele. Espero que cumpram a lei”, afirmou. “Bolsonaro cumpriu os quatro anos de mandato de maneira exemplar. Nunca vi um presidente ter um comportamento como o dele.”
Esse não é, entretanto, o entendimento do Ministério Público Eleitoral sobre o tema. Em abril, o órgão se manifestou a favor da inelegibilidade do ex-capitão.
A ação, impetrada pelo PDT, investiga a conduta do então presidente em uma reunião com embaixadores, em julho de 2022, na qual ele atacou sem provas o sistema eleitoral.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.