CartaExpressa
Vacinada por Queiroga, mulher critica o ministro: ‘Representa um governo que é contra a vacina’
‘É um sentimento contraditório, um duplo sentimento’, disse a 1ª imunizada da campanha na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro


Uma moradora da Ilha de Paquetá (RJ), a 1ª vacinada pelo projeto que visa imunizar toda a região, declarou sentir uma sensação “contraditória” após receber a dose. Isso porque ela foi vacinada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, “um ministro que representa um governo que a gente sabe que é contra a vacina”, declarou.
“É um sentimento contraditório, um duplo sentimento — de muita felicidade, de muita esperança, e um desconforto muito grande de ser vacinada por um ministro que representa um governo que a gente sabe que é contra a vacina. É esquisito, é estranho nesse sentido”, afirmou a escritora Conceição Campos, de 50 anos, a jornalistas que estavam no local.
Apesar de Queiroga ter divulgado o momento da vacinação da escritora nas redes, o ministro não fez comentários sobre o incômodo da moradora. Conceição, que também é presidente da Associação de Moradores da Ilha, usava uma camiseta com os dizeres “Respeita Paquetá”.
A vacinação em massa da população da ilha, iniciada no domingo 20, faz parte do projeto “PaqueTá vacinada”, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde com apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com o objetivo de avaliar os efeitos da imunização em larga escala.
Estudos semelhantes foram feitos em duas cidades do interior de São Paulo: com a vacina Coronavac, na cidade de Serrana, e com a vacina da AstraZeneca em Botucatu.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.