CartaExpressa

União Europeia anuncia doação de 20 milhões de euros ao Fundo Amazônia

O Fundo Amazônia tem hoje 3,9 bilhões de reais em recursos

União Europeia anuncia doação de 20 milhões de euros ao Fundo Amazônia
União Europeia anuncia doação de 20 milhões de euros ao Fundo Amazônia
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a União Europeia (EU) anunciaram, nesta segunda-feira 22, a formalização da doação da EU ao Fundo Amazônia, no valor de 20 milhões de euros (aproximadamente 120 milhões de reais).

A carta de intenções com os termos da doação foi assinada pelo presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e pela comissária da União Europeia para Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen, no Rio de Janeiro.

Para Mercadante, a disposição da União Europeia em contribuir para o Fundo é resultado da boa gestão dos recursos e do resultado que o Brasil já apresentou ao mundo na redução do desmatamento.

“Essa sinalização é muito importante porque é uma contribuição do conjunto dos 27 países que fazem a União Europeia. Tem um significado maior, dá muito respaldo e credibilidade ao Fundo Amazônia, que se consolidou por ter uma gestão transparente, eficiente, responsável e por responder a uma das principais demandas, que é dramática crise climática do planeta. Nós reduzimos em 50% o desmatamento, é por isso que essas contribuições estão sendo fortalecidas”, afirmou Mercadante.

O Fundo Amazônia tem hoje 3,9 bilhões de reais em recursos. No ano passado, o Fundo bateu recorde de investimentos em novos projetos, após quatro anos desativado.

Hoje o Fundo apoia 114 projetos, que vão do Arco da Restauração (maior projeto de restauro de florestas nativas) ao fortalecimento do Corpo de Bombeiros no enfrentamento a incêndios e o combate ao crime organizado na região.

Os recursos destinados aos projetos são não reembolsáveis. Cerca de 240 mil pessoas são beneficiadas com atividades produtivas sustentáveis.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo