CartaExpressa
União Brasil decide liberar diretórios para apoiar Lula ou Bolsonaro no 2º turno
No 1º turno, a sigla lançou Soraya Thronicke à Presidência


O União Brasil decidiu liberar seus diretórios estaduais para apoiar Lula (PT) ou Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição presidencial, a ser disputado em 30 de outubro.
“Em respeito à democracia partidária, a direção nacional do União Brasil decide liberar seus diretórios e filiados que sigam seus próprios caminhos com responsabilidade no segundo turno das eleições presidenciais e estaduais”, anunciou o presidente da legenda, Lucano Bivar.
Em 2018, Bivar, à frente do PSL, abrigou Bolsonaro na campanha que o levaria à Presidência da República. No ano passado, a sigla se fundiu ao DEM, processo que deu origem ao União Brasil.
No primeiro turno do pleito deste ano, a legenda lançou Soraya Thronicke ao Palácio do Planalto. A senadora terminou a disputa em quinto lugar, com 0,51% dos votos válidos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

2º turno: Lula afirma não haver possibilidade de escrever uma carta a conservadores
Por Victor Ohana
Autor do impeachment de Dilma reforça apoio a Lula no 2º turno contra Bolsonaro
Por CartaCapital
Lula indica foco em comícios no 2º turno e impõe limite a debates na TV
Por CartaCapital