CartaExpressa
Um a cada cinco embaixadores convidados não compareceu a reunião com Bolsonaro
Na agenda de 18 de julho, o ex-capitão levantou suspeitas já desmentidas sobre as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral
Um a cada cinco representantes diplomáticos convidados não compareceu à reunião promovida pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em 18 de julho para repetir fake news sobre o sistema eleitoral brasileiro. Os dados foram divulgados pela TV Globo, com base na Lei de Acesso à Informação.
A lista de embaixadores convidados trazia 92 nomes, dos quais 72 marcaram presença no Palácio da Alvorada.
Entre os representantes que não compareceram estão os embaixadores do Japão, Teiji Hayashi; da Tailândia, Saksee Phromyothi; de Myanmar, Myo Tint; da Coreia do Sul, Lim Ki-mo; do Panamá, Miguel Lecaro Bárcenas; e do Azerbaijão, Elkhan Polukhov.
Quatro autoridades brasileiras convidadas também não foram ao evento: o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL); a ministra do Supremo Tribunal federal Rosa Weber; o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Emmanoel Pereira; e Rafael Horn, à época presidente em exercício do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Plano de governo de Bolsonaro deve priorizar ‘liberdade e a vida’, contra aborto e pró-armas
Por Agência O Globo
Ex-esposa de Bolsonaro falta mais uma vez a depoimento sobre o ’04’, diz TV
Por CartaCapital
Por medo de Bolsonaro, EUA teriam paralisado pedido de mísseis feito pelo Brasil
Por CartaCapital



