CartaExpressa
Um a cada cinco embaixadores convidados não compareceu a reunião com Bolsonaro
Na agenda de 18 de julho, o ex-capitão levantou suspeitas já desmentidas sobre as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral


Um a cada cinco representantes diplomáticos convidados não compareceu à reunião promovida pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em 18 de julho para repetir fake news sobre o sistema eleitoral brasileiro. Os dados foram divulgados pela TV Globo, com base na Lei de Acesso à Informação.
A lista de embaixadores convidados trazia 92 nomes, dos quais 72 marcaram presença no Palácio da Alvorada.
Entre os representantes que não compareceram estão os embaixadores do Japão, Teiji Hayashi; da Tailândia, Saksee Phromyothi; de Myanmar, Myo Tint; da Coreia do Sul, Lim Ki-mo; do Panamá, Miguel Lecaro Bárcenas; e do Azerbaijão, Elkhan Polukhov.
Quatro autoridades brasileiras convidadas também não foram ao evento: o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL); a ministra do Supremo Tribunal federal Rosa Weber; o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Emmanoel Pereira; e Rafael Horn, à época presidente em exercício do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Plano de governo de Bolsonaro deve priorizar ‘liberdade e a vida’, contra aborto e pró-armas
Por Agência O Globo
Ex-esposa de Bolsonaro falta mais uma vez a depoimento sobre o ’04’, diz TV
Por CartaCapital
Por medo de Bolsonaro, EUA teriam paralisado pedido de mísseis feito pelo Brasil
Por CartaCapital