CartaExpressa

UFRJ aprova cota trans em cursos de graduação e pós graduação

A medida foi aprovada pelo conselho universitário e será válida no Sisu deste ano

UFRJ aprova cota trans em cursos de graduação e pós graduação
UFRJ aprova cota trans em cursos de graduação e pós graduação
Foto: Moisés Pimentel (SGCOM/UFRJ)
Apoie Siga-nos no

O Conselho Universitário da UFRJ aprovou, nesta quinta-feira 30, a implementação de cotas para pessoas trans nos cursos de graduação e pós graduação stricto sensu.

A decisão foi confirmada com 31 votos a favor e uma abstenção. A nova política de ação afirmativa reserva 2% das vagas para o grupo social.

A medida entrará em vigor já no Sisu deste ano, com ingresso dos primeiros estudantes em 2026.

“As cotas são um mecanismo de justiça social e de reparação, além de representarem uma resposta ao contexto de exclusão”, declarou o reitor Roberto Medronho, durante reunião do conselho.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo